
Na manhã desta sexta-feira, autoridades brasileiras e paraguaias se reuniram no mirante da Ponte da Amizade. O evento marcou a revitalização da paisagem, com pinturas de três artistas, e homenageou os trabalhadores que estiveram na construção do monumento.
Durante a solenidade, o prefeito de Foz do Iguaçu, general Silva e Luna, ressaltou a importância da Ponte Internacional da Amizade. “Quanto mais tivermos integração, de relacionamento, de economia, mais vamos crescer”, disse.

O governador de Alto Paraná, César Torres, em sua fala, relembrou o papel importante da construção para o crescimento do Paraguai. Antes, Ciudad del Este não existia, agora é a segunda maior cidade do país. “É um grande símbolo de progresso, junto com a Itaipu Binacional. Que continuemos honrando a memória de quem trabalhou aqui, com nossa conduta, nosso trabalho e com nosso desenvolvimento”, declarou.
Novos projetos
Superintendente da Receita Federal, Fábio Boschi falou sobre projetos de evolução para a travessia. Um deles é o uso de inteligência artificial para dinamizar a circulação de pessoas e veículos nas aduanas. Outro projeto é para novembro de 2025, quando está prevista a inauguração da Ponte da Integração.

Boschi citou também um investimento de R$ 26 milhões, aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que será utilizado para a edificação da Universidade Corporativa. Assim, vários cursos da Receita Federal serão centralizados em Foz do Iguaçu.
Figuras importantes para a construção da ponte marcaram presença no evento: Domingos Soster, Joaquim Pinto de Oliveira e Agenor Soares dos Santos. Os três trabalharam na construção da Ponte da Amizade, nas áreas de topografia, gestão técnica e iluminação, respectivamente.

Para Joaquim, é uma grande satisfação ver como a cidade cresceu em 60 anos. “Aqui cheguei com 23 anos, saí com 31. Acima de tudo, é uma alegria ver a obra que hoje une esses dois países”, realçou.
Por último, os artistas Igor Izy e Pas receberam as homenagens. Izy, artista visual carioca, passou cerca de um mês trabalhando na passarela e utilizou aproximadamente 180 latas de spray. “Mostrar a importância das onças-pintadas, homenagear a ponte, é muito especial, e eu sei que arte vai trazer uma alegria na vida de muita gente”, afirmou.
