Carmo Bráz de Oliveira – OPINIÃO
Segundo o Inep (Brasil, 2021) “O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).“
Constitui, portanto, um importante instrumento da percepção da qualidade do processo ensino-aprendizagem das escolas, unindo fluxo e mérito. Esta compreensão estimula uma diversidade de projetos e ações da gestão municipal e das escolas para que o índice almejado para o período seja alcançado.
Assim, como em todos os anos e notadamente de forma mais intensificada nos anos em que ocorreu a Prova Brasil, neste, da edição de 2025, veremos mais aulas de reforço, avaliações internas e externas, atividades pontuais de acordo com a dificuldade apresentada, apoio de equipe multidisciplinar, um permanente contato com as famílias, dentre outras ações são desenvolvidas, com o objetivo de preparar os alunos da melhor forma possível para efetivar um maior grau de qualificação dos dados.
Foz do Iguaçu tem sido referência para o país, com índices que em muito superam a média nacional, colocando, inclusive, algumas escolas nas primeiras posições do ranking nacional e a tendência é crescente, haja vista que a formação das equipes e escolha dos diretores e coordenadores para comporem a nova gestão na Secretaria Municipal da Educação tem sido pautadas por critério eminentemente técnico, valorizando os bons profissionais da rede.
São críveis, desta forma, que serão de praxe orientações adequadas e apoio necessário por parte da gestão municipal aos professores, coordenadores, diretores e demais funcionários, primando pela valorização de todos e qualidade do processo, desenvolvimento profissional, relações interpessoais harmônicas, etc., pois o grupo que compõe a educação (e me refiro a todos lotados em escolas e CMEI’s, bem como na SMED), merece não apenas prêmio pelo crescente índice positivo na aprendizagem das crianças, mas todos os prêmios pela competência, disposição, vontade e crença de que, como disse Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Assim seja!
Carmo Bráz de Oliveira é especialista em Administração Púbica, Gestão Escolar, Direito Educacional e Psicopedagogia. Atualmente é Coordenador Pedagógico na Escola Érico Veríssimo.