Paraguai vai entrar na penúltima fase da quarentena. Mas não o país inteiro

Regiões onde surgiram casos novos, ainda sob avaliação, ficam na fase 2 ou mesmo voltam à fase zero.

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Na segunda-feira, 15, o Paraguai entra na terceira e penúltima fase do que chanma de "quarentena inteligente", um processo de flexibilização das medidas de contenção da pandemia de covid-19.

A nova fase vale para todos os departamentos do país, com exceção de Paraguari e Concepción, que permanecem na fase 2 enquanto é feita uma avaliação do avanço de casos positivos da doença, informa a Agência IP.
 
San Roque González de Santacruz, município de Paraguari, continuará em quarentena total, devido ao surgimento de novos casos, já contidos.

Na fase 3, embora ainda faltem alguns detalhamentos, será permitida a abertura de bares e restaurantes. As praças de alimentação dos shoppings, no entanto, ficarão para a quarta e última fase, que vai começar – se a avaliação permitir – dentro de três semanas.

É claro que os donos de shoppings não gostaram de ficar de fora da liberação. Eles dizem que estão sendo discriminados, principalmente porque os resultados da reabertura dos centros comerciais foram "exitosos", como diz um comunicado da Câmara de Centros Comerciais do Paraguai, como informa o jornal ABC Color.

Quanto aos estabelecimentos gastronômicos liberados nesta terceira fase da quarentena inteligentes, eles serão obrigados a fazer agendamento prévio dos clientes e possibilitar o rastreamento dos frequentadores, para acompanhar um possível novo caso de covid-19.

Na educação superior, serão habilitadas as aulas práticas e de laboratório, com no máximo dez pessoas, dependendo do tamanho do local das aulas. Também estão permitidos os exames e defesas de teses.

Em relação a atividades físicas, passarão a ser permitidas com no máximo duas pessoas. A abertura de ginásios, polidesportivos, academias e uso de espaços esportivos precisará de um agendamento prévio e obedecerá a um protocolo sanitário restrito.

Em cerimônias religiosas, será permitida a presença de até 20 pessoas, também com um protocolo muito restrito, ainda não definido completamente.

Ao anunciar oficialmente o início da fase 3 da quarentena inteligente, o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, voltou a lembrar a importância fundamental de respeitar o distanciamento físico, já que os contágios massivos ocorreram dentro de eventos sociais com muitos participantes, informa o jornal Última Hora.

Casos

Desde que foi detectado o primeiro caso de covid-19, em 7 de março, o Paraguai registra até esta sexta-feira, 12, 1.230 positivos casos de coronavirus, dos quais 624 recuperados. Há onze pacientes internados, dos quais dois em terapia intensiva. Desde o início da pandemia, morreram onze paraguaios.

Os números de casos e de mortes apresentados pelo Paraguai colocam o país numa situação privilegiada na América Latina, com cifras muito baixas em comparação com outros países, mesmo proporcionalmente. Embora tenha menos casos (847), o Uruguai, que tem a metade da população paraguaia, registra 23 mortes.

Mesmo com a data já definida para a última fase da quarentena – 6 de julho -, o Paraguai ainda nada disse sobre a volta presencial às aulas e a reabertura das fronteiras. A princípio, tudo vai continuar como está – fechado – enquanto não houver um controle da pandemia no Brasil.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.