No último dia de outono, calorzinho e sol. Mas às 18h44 começa o “inverno da covid-19”

Tempo só muda na quinta-feira, 26, quando vem a chuva. Nova estação requer ainda mais cuidados pra não proliferar a covid-19.

H2FOZ  – Cláudio Dalla Benetta

Aproveite as últimas horas de outono, porque o inverno começa, oficialmente, às 18h44 deste sábado, dia 20.

O último dia de outono e o primeiro de inverno começou com sol e temperaturas amenas, em Foz do Iguaçu (a máxima, à tarde, fica entre 28 e 29 graus, a mínima (registrada às 8 horas, é de 18 graus).  

E não vai mudar quase nada até quinta-feira, 25, quando deve chover e, em seguida, diminuir a temperatura, tanto a máxima como a mínima.

Pra este domingo, 21, previsão de todos os serviços é de sol, com mínima entre 17 graus (segundo o Climatempo e o AccuWeather), 18 graus (Simepar) ou 20 graus (CPTEC/Inpe e Inmet).

Semana começa mais fresca, com mínima de 14 ou 15 graus, mas só no prognóstico do Simepar e Climatempo. Os outros mantêm praticamente a mesma previsão de domingo para a segunda-feira, 22.

A chuva é unanimidade

A previsão para a temperatura varia de serviço para serviços. Mas os cinco coincidem num ponto: quinta-feira, dia 25, a chuva marca uma guinada no tempo.

Não deve chover muito, mas a entrada de uma frente fria, a que provocará a chuva, vai reduzir as temperaturas nos dias seguintes (previsão, neste caso, não é unânime).

Assim, a temperatura na sexta, 26, ficará com mínima de 14 e máxima de 15 graus (Simepar); 10 e 18 graus (Climatempo); 8 e 20 graus (AccuWeather); ou entre 6 e 17 graus (CPTEC/Inpe). O Inmet não faz previsão para prazo maior que quatro dias.

Resta concluir: o inverno, em Foz do Iguaçu, começa com temperaturas de outono. O tempo muda na quinta-feira e aí, nos dias seguintes, teremos frio com chuva (para Simepar e AccuWeather) ou frio e tempo bom, para CPTEC/Inpe e Climatempo).

Note que as previsões têm muitas diferenças. Fiquemos com aquelas que estão mais próximas da unanimidade, como a chuva na quinta e o frio em seguida. O resto a gente confere ao longo da semana.

"Sol brilhante", na sexta, previsão que vale pro domingo. Foto Patrícia Iunovich

O inverno, como será?

O H2FOZ publicou, durante a semana, um prognóstico sobre o inverno (leia em A três dias do início oficial do inverno, o que se prevê para a nova estação?).

Mas, pra resumir, e com base em novas informações, destacamos que o inverno, no Oeste do Paraná (Foz incluída),  deverá ser menos chuvoso (normalmente, já chove menos nesta estação do que nas demais). E as temperaturas também deverão ficar dentro da média histórica ou abaixo.

Cuidados especiais

É tempo de gripe e resfriado. E, infelizmente, também tempo de covid-19. Foto Pixabay

Ameno ou rigoroso, o inverno requer cuidados especiais com a saúde, principalmente neste momento em que o Brasil (Paraná incluído) vive uma cada vez mais assustadora pandemia de covid-19.

Veja que, em apenas quatro dias (de terça a sexta-feira, dia 19), o Paraná registrou 3.070 casos de covid-19 e mais 13 mortes. Fechou a sexta com o acumulado de 12.785 casos e 419 mortes.

Quanto a Foz do Iguaçu, segue também tendência crescente. Em 24 horas, de quinta para sexta, houve o registro de mais 48 casos positivos. Agora, o total chega a 394 casos e quatro mortes. Há 13 pessoas internadas.

A tendência, em dias frios, é manter os ambientes fechados, seja em casa, seja no trabalho ou no transporte coletivo. É disso que tanto os vírus e bactérias da gripe e do resfriado gostam, como também o novo coronavírus.

Além de evitar aglomerações, procure manter os ambientes da forma mais arejada possível. E nunca se esqueça de usar máscaras, lavar as mãos com água e sabonete e usar álcool gel, como precauções mínimas. Se você não tomou a vacina contra a gripe, ainda dá tempo de se imunizar.

É triste imaginar isso, mas se o vírus da covid-19 já era um grande risco com sol e temperaturas altas, torna-se ainda mais perigoso com as baixas temperaturas que se avizinham.

Mas dá pra evitar o contágio. E ajudar as autoridades a conter a pandemia, pra que o Paraná, o Brasil e o mundo voltem à normalidade, o que por enquanto não aparece no horizonte próximo.

Pra relaxar e esquecer momentaneamente assuntos tão tristes, vamos a uma seleção de fotos do tempo em Foz do Iguaçu, com o sol, as nuvens e a paisagem criando maravilhas. As fotos são da jornalista Patrícia Iunovich, feitas com smartphone.

FINAL DE TARDE DE SEXTA-FEIRA, 29

MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, 19

 

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.