
Quer obter a segunda via da carteira de identidade sem passar pela demora das filas e aborrecimentos dos agendamentos? No Paraná, a opção simplificada é a via rápida para a emissão de um segundo RG. Basta preencher um cadastro e retirar o documento no posto de entrega desejado.
Realizado pelo Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), o serviço tem uma taxa de R$ 30,47. Os dados e imagens na segunda via não são alterados. São utilizadas a foto, a assinatura e a impressão digital do último documento emitido no estado em nome do solicitante, como a carteira de motorista ou o próprio RG.
Conforme o IIPR, do início de 2019 até julho, foram expedidas 80.698 carteiras de identidade na modalidade segunda via rápida. A procura pelo serviço é crescente. A título de comparação, em todo o ano de 2018 foram emitidos 70 mil documentos pessoais.
O Paraná é pioneiro nesse serviço, em vigor desde 2017. O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
“As filas reduziram e há mais horários disponíveis para os outros serviços do instituto”, afirma o delegado Marcus Michelotto, diretor do IIPR. “O usuário que cadastrar seu celular ainda recebe mensagem confirmando que o documento está pronto para ser retirado”, completa.
Passo a passo
Para obter a segunda via rápida da carteira de identidade, basta entrar no site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br e acessar o serviço na parte esquerda da tela. Em seguida, digite o número do RG para ver se é possível requerer a via on-line. Depois é só efetuar o pagamento da taxa e retirar o documento no posto de atendimento escolhido.
(Com informações do Instituto de Identificação do Paraná)
Comentários estão fechados.