Viagem com pets: saiba orientações importantes para uma experiência tranquila

Algumas medidas são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar do bichinho.

Em muitos lares, os animais de estimação recebem o tratamento de verdadeiros membros da família. Logo, a presença deles nas viagens é vista como obrigatória, sobretudo em 2023, um ano cheio de feriados. Para que essas experiências sejam prazerosas e de boas recordações, algumas medidas são fundamentais para preservar a saúde de seu pet.

De acordo com a médica-veterinária Amanda Furjan Rial (CRMV-PR 10066), responsável técnica pelo Hospital Veterinário Popvet, após definir o meio de locomoção (automóvel, ônibus ou avião), é preciso estar atento à maneira como o bichinho será transportado. Em viagens de carro, gatos devem ser colocados em caixas apropriadas, já que peitorais ou coleiras podem ser retiradas com facilidade. Essas caixas também são recomendadas no caso dos cães, assim como guias presas ao cinto de segurança.

No caso de viagens terrestres, outra recomendação é realizar breves paradas em intervalos de quatro a seis horas para hidratar o animal. “Dependendo do tempo de viagem, não é indicado fazer a alimentação do pet, para evitar enjoos e vômitos. Os animais podem ficar até 12 horas sem comida, mas nunca sem água”, explica a médica-veterinária.
 
Outro assunto recorrente no período pré-viagem é o uso de tranquilizantes, o que não costuma ser recomendado, com raras exceções. Nesses casos, a prescrição deve ser feita caso a caso e com parcimônia. “Alguns cães e gatos podem ter problemas cardíacos sem o conhecimento do dono. Por isso, precisa ser avaliado por um veterinário antes de passar por esse tipo de procedimento.”


Para as viagens de avião ou ônibus, é necessário que o dono carregue um laudo do veterinário informando que o pet está saudável. Além disso, 30 dias antes da viagem, o animal deve tomar uma vacina antirrábica. Em caso de deslocamentos internacionais, outros documentos específicos podem ser necessários.

Caso o tutor decida realizar a viagem sem a companhia do pet, o indicado é deixá-lo sob a responsabilidade de algum amigo ou conhecido, para evitar o estresse do animal. Outra alternativa é hospedá-lo em um hotel especializado. “É sempre bom conhecer antes o local”, recomenda Dra. Amanda.

Para acompanhar a saúde do seu animal de estimação, o Hospital Veterinário Popvet possui tudo do que você precisa. O local conta com médicas-veterinárias atentas à medicina preventiva para orientar da melhor forma sobre vacinas, vermífugos e antiparasitários.

A Popvet tem duas salas de cirurgia totalmente equipadas, com monitores multiparâmetros de sinais vitais, rede de oxigênio e ar comprimido, aparelho de anestesia inalatória com ventilador mecânico, entre outros equipamentos próprios para cirurgias com conforto e segurança.

Popvet Hospital Veterinário 24 Horas
Avenida Maceió, 23 – Jardim Petrópolis (Região Norte)
Foz do Iguaçu/PR
(45) 3028-2931

WhatsApp para agendamento
(45) 99142-2526

www.popvet.com
www.facebook.com/popvet
www.instagram.com/popvetfoz

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.