O dólar deve continuar subindo até o fim de 2023?

No mundo financeiro, é comum que o valor da moeda dos países oscile a todo momento – porém, algumas acabam se destacando.

No último ano, o dólar americano passou por um período delicado e o valor desta moeda sofreu mudanças que afetaram bastante a realidade brasileira.

Hoje em dia, existem mercados que te permitem obter lucro através da oscilação no valor de certas moedas, inclusive o dólar. Um exemplo são as opções binárias, categoria de investimentos baseada na subida ou descida do preço dos ativos. Caso o mercado de opções binárias seja de seu interesse, baixe o software IQ Option aqui e conheça mais sobre o funcionamento deste mercado de análise.

Ainda assim, prever o valor do dólar é uma tarefa desafiadora – afinal, o seu valor depende do macroambiente e muda constantemente. Porém, existem critérios que podem ser levados em consideração para especular se em 2023 esta moeda continuará subindo.

Quer saber mais sobre as previsões do dólar para este ano? Continue a leitura deste artigo e veja o que esperar!

Diferentes Tipos de Dólar

No mercado, existem dois tipos de dólar. São eles:

Dólar comercial: negociado por empresas e corporações financeiras, este é o dólar que impacta a nossa economia. Normalmente, o dólar comercial possui um valor menor devido a sua grande movimentação por tais instituições.

Dólar turismo: o dólar turismo é comprado por pessoas físicas quando há necessidade. Por exemplo, ao fazer uma viagem internacional que requer pagar pelas compras em dólar. É comum que o dólar turismo tenha um valor mais caro que o dólar comercial, pois, na maioria dos casos, quem compra esta moeda não adquire uma grande quantia.

O Que Determina o Valor do Dólar?

A oscilação no valor do dólar pode ocorrer por diversos motivos. Abaixo, estão listadas as principais causas da alta e baixa desta moeda:

Motivos de Alta do Dólar

Os principais fatores resultantes na alta da moeda norte-americana são:

Taxa de juros nos Estados Unidos: um dos maiores responsáveis por levar o dólar as alturas em 2022 foi a elevada inflação presente nos EUA;

Balança Comercial do Brasil em Déficit: tal fator pode impactar no aumento do dólar quando o Brasil realiza mais importações do que exportações.

Motivos de Baixa do Dólar

Os motivos que resultam na queda no valor do dólar são, basicamente, o contrário dos citados anteriormente. Ou seja:

Taxa de juros no Brasil: isso ocorre, pois, quando os juros nacionais estão elevados, os investidores estrangeiros tendem a injetar dinheiro no país – já que a chance de rendimento aqui será maior;

Superávit Comercial: consiste no aumento da exportação de produtos, resultando em uma maior entrada de dólar no Brasil.

Como o Dólar Alto Impacta o Cotidiano dos Brasileiros?

A alta no valor do dólar impacta brasileiros que visam viajar para o exterior, pois, o preço das passagens e os gastos realizados em outro país se tornam mais elevados. Mas, não apenas isso! O dólar também possui um impacto direto no consumo de todos os brasileiros – já que esta moeda influencia nos custos repassados ao consumidor final, em uma diversidade de nichos.

Perspectivas Para o Dólar em 2023

O cenário do dólar em 2022 foi marcado por uma grande instabilidade, o atual cenário econômico dos Estados Unidos continua desfavorável e ainda não há uma previsão exata de quando a taxa de juros do país será controlada – portanto, existem expectativas favoráveis e desfavoráveis para a moeda.

Expectativas Favoráveis

Há quem considere que a eleição do atual presidente Lula pode atrair investimentos estrangeiros no Brasil, fato que poderá contribuir com a redução no valor da moeda americana.

Um dos principais motivos para o retorno de investimentos vindos do exterior para o Brasil seria a postura do atual governo em defesa de políticas ambientais que visam combater o desmatamento e a poluição. Como muitas empresas estrangeiras consideram as práticas de sustentabilidade dos países onde pretendem investir, tal posicionamento pode ser positivo.

Expectativas Desfavoráveis

O principal ponto que pode afetar negativamente o valor do dólar é a incerteza de como o novo governo irá lidar com as finanças do país. Ainda existem algumas questões em aberto sobre a política econômica do atual presidente Lula, principalmente no que diz respeito ao teto de gastos – medida que foi criticada e resultou em uma recente alta do dólar.

Avaliação de Economistas Profissionais

O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central do Brasil, selecionou alguns profissionais da área de economia para realizarem uma estimativa de como será o valor do dólar em 2023. Eles acreditam que a moeda terminará o ano valendo cerca de R$ 5,28. Porém, é importante ressaltar que esta estimativa pode não ser exata, afinal, ainda estamos no início do ano e irão ocorrer diversos eventos que podem contribuir com a alta ou queda do dólar.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.