Com método inovador em Foz, Espaço Montessori está com matrículas abertas para 2023

Centro de Educação Infantil estimula a criatividade e o desenvolvimento de crianças entre 18 meses e 6 anos de idade.

Apoie! Siga-nos no Google News

Um ambiente que estimula o desenvolvimento infantil respeitando as individualidades e dando protagonismo para cada criança, educando para a vida. Essa é a missão do Centro de Educação Infantil Espaço Montessori, que se destaca em Foz do Iguaçu pela sua metodologia diferenciada das escolas convencionais.

A escola – localizada na Vila A (Avenida Araucária, 1.762) – está com matrículas abertas para o ano letivo de 2023. Ao todo são quatro turmas, sendo duas da Sala Nido (dedicada a crianças entre 18 meses e 3 anos) e duas da Sala Infantile (entre 3 e 6 anos). Os pais podem escolher entre o período da manhã ou da tarde, mas devem ficar atentos pois as turmas têm limitação entre 10 e 15 alunos.

VÍDEO

O método Montessori – criado pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori – consiste em uma série de pilares que valorizam características importantes como independência, autonomia, motricidade ampla e fina, sensorial, matemática, linguagem e conhecimento de mundo (com base em conceitos da Geografia, História, Ciências e Biologia).

O método Montessori foi criado pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori. – Foto: Marcos Labanca

De acordo com Tatiane Bueno, coordenadora-pedagógica do Espaço Montessori, as crianças são livres para escolher o que fazer durante as atividades, mas explica: “Essa liberdade é dada desde que elas respeitem três regras principais: não podem prejudicar a si, não prejudicar o outro e prejudicar o ambiente.”
 
Outra característica é a mescla de faixas etárias, o que estimula o sentimento de sociedade dentro da sala de aula. “O mais novo respeita o mais velho, e o mais velho acaba ajudando o mais novo. Além disso, a criança mais nova aprende observando a mais velha, que por sua vez tem a oportunidade de transferir o seu conhecimento”, complementa Vinicius Kalucha, diretor do espaço.

O Centro de Educação Infantil Espaço Montessori é uma evolução do Espaço Brincar, criado inicialmente apenas com foco na recreação. “Sentíamos falta de trabalhar algo a mais e começamos o desenvolvimento infantil aos poucos, estudando e aprofundando na metodologia”, conta Tatiane.

Pais aprovam metodologia

Kamilla Trajano Meneghetti: quero que a Helena se desenvolva dentro do tempo dela. – Foto: Marcos Labanca


As vantagens do método Montessori têm despertado cada vez mais interesse e adesão dos pais. Para Kamilla Trajano Meneghetti, mãe de Helena, de 3 anos, a escolha veio ainda durante a gestação. “Comecei a buscar todas as informações possíveis e conheci o método através da internet. Pesquisei e gostei muito. O que mais me chamou atenção foi a parte de respeitar a idade da criança para certos ensinamentos”, relata.

Em relação às escolas tradicionais, ela relata que se incomodava com a quantidade de informações à qual a filha ficava exposta. “Sinto que ela não estava preparada ou não tinha necessidade de receber algumas informações. Quero que ela aproveite essa fase aprendendo, sim, mas sem aquela coisa de obrigação. Quero que se desenvolva dentro do tempo dela.”

Fácil adaptação

Paulo Junges: “filhos querem ir para a escola até quando não precisam. Amam o espaço e as atividades propostas”. – Foto: Marcos Labanca


O professor universitário Paulo Junges, pai de Henrique, de 3 anos, até chegou a matricular o filho em uma escola tradicional, porém enfrentou problemas no período de adaptação. “Pesquisando sobre outros métodos de introdução escolar, descobrimos o método Montessori e ficamos felizes em saber que Foz do Iguaçu tinha uma opção.”

O que era para ser um teste foi uma grande surpresa. “Hoje querem ir para a escola até quando não precisam. Amam o espaço e as atividades propostas.” Ele cita também a estrutura do local como diferencial: “Os móveis ficam na altura deles, com acesso aos materiais e liberdade para circular entre os espaços. Eles não se sentem presos, como é o caso de uma escola convencional.”

Mudanças perceptíveis

Michelly Laurindo: método respeita a individualidade e o processo criativo de cada criança, com foco na autonomia e criatividade. Foto: Marcos Labanca


A turismóloga Michelly Laurindo, mãe de Joana, de 1 ano e 10 meses, conta que já percebe uma grande evolução no desenvolvimento da filha. “Notei muita mudança em relação à parte cognitiva, à fala e ao raciocínio”, ressalta. “Sempre desejei essa metodologia e, quando soube que o espaço estava se tornando uma escola, decidi na hora matriculá-la.”

O método também chama atenção dela “por respeitar a individualidade e o processo criativo de cada criança, com foco na autonomia e criatividade, respeitando os limites e características de cada um. As professoras são preparadas para isso”, reforça.

Por falar em professores, eles exercem um papel fundamental na metodologia Montessori. “Eles são os guias que têm o papel de observar individualmente cada criança para ver qual o período sensível que ela está passando e a missão de apresentar o material correto e ideal para aquele momento”, explica Tatiane. E isso não vale apenas para dentro da sala de aula. “Na parte externa, eles continuam observando para ver o que a criança precisa, seja na parte motora, física ou emocional.”

Espaço Montessori
Av. Araucária, 1.762 – Vila A
(45) 99151-0712
Instagram: https://www.instagram.com/educacional.montessori/
Telefone/WhatsApp: (45) 99151-0712

Professores observam individualmente cada criança para ver qual o período sensível que ela está passando e apresentam o material correto e ideal para aquele momento. – Foto: Marcos Labanca
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.