O Ministério da Educação divulgou recentemente o Índice de Cursos Genéricos (IGC), uma métrica oficial que avalia a qualidade das instituições de ensino superior. Este indicador leva em consideração o desempenho de cada curso, o progresso dos alunos e a competência dos professores e funcionários, especialmente durante o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). As pontuações do IGC variam de 1 a 5, sendo 5 a classificação máxima de qualidade.
De acordo com os dados divulgados, o Descomplica Uniamérica é a única instituição privada na cidade a receber a pontuação máxima, alcançando 4 de 5 pontos pela segunda vez. O foco na qualidade sempre foi compromisso da Uniamérica, com a parceria com a Descomplica estes níveis de qualidade se mantiveram, Manu Ordonez Pró-Reitora Acadêmica diz que, “A fusão UniAmérica + Descomplica somou duas potências educacionais. São dois projetos que sempre acreditaram na inovação da educação, na formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e no papel da tecnologia como uma ferramenta que encurta distâncias e potencializa o processo de aprender. A fusão dessas duas grandes forças, tornou esse projeto ainda mais robusto, capaz de levar uma educação de qualidade e que transforma para um número cada vez maior de pessoas, e os nossos indicadores de avaliação pelo MEC refletem o sucesso desse projeto”.
No estado do Paraná, apenas nove instituições conseguiram atingir esse patamar, mantendo o Descomplica Uniamérica em um seleto grupo. Além disso, a instituição ocupa a 72ª posição em excelência nacional, segundo o Ministério da Educação. Esta instituição foi reconhecida pelo Ministério como uma das mais inovadoras, destacando-se por uma abordagem educacional centrada no aluno, que tem demonstrado eficácia ao longo dos anos, resultando em benefícios para alunos, funcionários e a sociedade em geral.
Ao implementar projetos que visam o desenvolvimento de habilidades práticas para o mercado de trabalho, o Descomplica Uniamérica reforça seu compromisso não apenas com a comunidade de Foz do Iguaçu, mas também com a promoção da empatia em várias áreas. Em abril, a instituição realizou um evento para adoção de animais abandonados e arrecadação de alimentos para ONG parceira.
Além de suas atividades e projetos, a Descomplica Uniamérica se destaca pela inovação, promoção cultural, saúde e bem-estar, elementos cruciais para garantir que alunos e funcionários alcancem todo o seu potencial e assegurem que a instituição seja reconhecida como uma referência em ensino superior, indo além da simples oferta de educação.
Maurício Pedroso, Diretor da Descomplica Uniamérica ressalta também a contribuição de uma gestão preocupada e ativa na vida dos estudantes e colaboradores da instituição: “Nossa gestão tem sido guiada por uma visão clara e estratégias bem definidas, centradas na qualidade do ensino e no bem-estar dos alunos. Investimos constantemente em melhorias estruturais, tecnológicas e pedagógicas para garantir um ambiente de aprendizado estimulante e eficaz, esta conquista não é apenas uma validação de nossa gestão, mas também uma celebração da dedicação e talento de todos os envolvidos na comunidade Descomplica UniAmérica. Estamos ansiosos para continuar essa trajetória de sucesso, sempre colocando a educação de qualidade no centro de nossas prioridades”, disse Maurício Pedroso.
A UNILA também tem nota 4 no IGC, não entendi a matéria.