CURITIBA, 01 de abril – A busca pela vocação profissional e propósito de vida foram motivações fortes o suficiente para que o então engenheiro ambiental, químico e doutorando de Recursos Hídricos na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jean Carlos Bosquette de Almeida, trocasse, em fevereiro de 2020, a rotina de pesquisador para trabalhar com gestão de redes sociais, momentos antes da pandemia do Covid-19 se instaurar. Ele apostou no empreendedorismo digital e criou a Comunicá, empresa de Marketing 360, que nestes cinco anos entregou resultados de excelência a mais de 100 clientes, cresceu 662% neste período e agora se prepara para a expansão de mercado.
Natural de Foz do Iguaçu (PR), Jean Carlos traz como diferencial o olhar analítico e a sistematização de processos, herdado da engenharia. Fatores que o levaram a apostar no Marketing 360 como modelo de negócio eficaz desde 2023. A integração das estratégias de comunicação de forma holística, resultou em conquistas financeiras para os clientes. “Com a ascensão das tecnologias digitais e a mudança nos hábitos de consumo, a estratégia de Marketing 360 proporciona às empresas a oportunidade de alcançar os seus clientes de maneira mais eficaz, pois a abordagem acontece onde os consumidores estão, com linguagens e campanhas cada vez mais integradas e personalizadas”, afirma.
As agências que adotam o Marketing 360 trabalham para integrar estratégias de inbound e outbound marketing, buscando alcançar clientes potenciais por meio de vários canais, tanto online quanto offline. Para uma estratégia de marketing 360 ser efetiva, Jean explica que é fundamental escolher os canais mais adequados ao perfil do cliente ideal, e que a conexão com a marca acontece quando há histórias que interessam ao público. “Há uma imensa competição pela atenção, que interage por múltiplos canais, dispositivos e telas. Ao apostar em canais de comunicação mais relevantes e entregando conteúdos adaptados para cada um deles, as empresas conquistam espaço e constroem relacionamentos duradouros, impulsionando a lealdade à marca”, explica.
Os desafios e as facilidades do digital
De acordo com o Panorama de Marketing Digital 2023, realizado pela RD Station, 75% das empresas não bateram as metas de Marketing. O relatório também aponta que 43% das equipes de comunicação não têm rotinas e processos definidos, mas que 31% das empresas que contam com o trabalho de Agências de Marketing bateram suas metas — resultado 41% maior em comparação com empresas que não têm esse apoio. “Dados que atestam como é fundamental ter times de comunicação e marketing qualificados, com especialistas pensando em cada etapa da jornada do cliente, para que recursos e novos negócios sejam otimizados, e não desperdiçados”.
Para o fundador da Comunicá, outro fator de sucesso, além da estruturação de processos, treinamentos e a melhoria contínua dos serviços, é a análise das métricas. A digitalização e a era da informação com o Marketing 2.0, permitiram indicadores precisos, munindo estrategistas com precisão, como é o caso do Custo por Aquisição (CPA) que calcula quanto custa converter um lead em cliente, e as taxas de engajamento nas redes sociais, que vão muito além da quantificação de “likes”.
Os cinco anos de atuação, permitiram o desenvolvimento da metodologia 360+, ou Infinity, que contempla etapas para avaliação e diagnóstico da jornada do cliente, por meio de evidências e inteligência de mercado, permitindo o melhoramento contínuo da experiência do usuário, mas principalmente, criando meios para o desenvolvimento de programas de indicação e benefícios. “O comprometimento com o resultado nos levou a desenvolver esse método, que vai além do lead, mas propõe uma experiência diferenciada, resultando em compras recorrentes e indicações”, afirma Bosquette.
Mercado bilionário
No primeiro semestre de 2023, o setor de marketing digital no Brasil alcançou um marco notável, observando um crescimento de 11% e totalizando um volume de negócios de R$16,4 bilhões, conforme indicado pelo estudo Digital AdSpend da Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil). Jean afirma que esse sucesso reflete a junção de avanços tecnológicos, alterações nas preferências dos consumidores e uma estratégia reorientada para fomentar o engajamento e o marketing por influência.
Para além dos conteúdos mais humanizados, marcas mais presentes no cotidiano das pessoas, e a digitalização de processos, as empresas de todo o globo estão buscando com urgência soluções que ajudem a frear os impactos das alterações climáticas, adotando energias renováveis e práticas sustentáveis. Em 2023, os investimentos relacionados à transição energética foram estimados em mais de US$2 trilhões pela BloombergNEF.
Jean decidiu que, neste quinto ano de atuação da Comunicá, a empresa irá expandir e atender a partir de abril às demandas de comunicação para o setor da energia, energias renováveis e meio ambiente. “A minha formação na engenharia ambiental permitiu identificar esse nicho de mercado que é complexo, exigindo uma equipe especializada, seja para reduzir ruídos de comunicação, transmitindo às pessoas os conceitos e caminhos corretos, desta forma, contribuindo direta e indiretamente para esse momento crítico de redução dos gases de efeito estufa, responsáveis pelo superaquecimento global”, explica.
O novo segmento da empresa será lançado em breve, mas por enquanto o fundador da Comunicá revela – “vem para o time uma diretora de marketing, que além de sócia, traz o peso da ampla experiência em transição energética, conectada ao mercado da energia e das renováveis”. Enquanto ele não anuncia mais detalhes do novo projeto, Jean garante que “investir em equipes de Marketing qualificadas faz com que empresas e empreendedores de qualquer porte e ramo estejam no mapa do sucesso empresarial”.
Comentários estão fechados.