Com isso, é possível economizar o valor que seria referente aos juros que estão embutidos no montante do seu empréstimo.
Quando você contrata um empréstimo, as parcelas necessárias para quitá-lo são constituídas de valores referentes à amortização da dívida e o restante refere-se aos juros da contratação.
Dessa forma, ao antecipar algumas parcelas, é concedido um desconto nos valores referentes aos juros.
A antecipação é um ato previsto no Código de Defesa do Consumidor e por conta disso, deve ser aceito por todas as instituições financeiras. A maioria delas oferece uma simulação em seu próprio site. Dessa forma, você já consegue ter uma breve noção se vale ou não a pena antecipar as parcelas do seu empréstimo antes de começar de fato as negociações.
Benefícios de antecipar o pagamento de um empréstimo
Antecipar o pagamento de suas parcelas pode ser uma excelente estratégia financeira. Confira as vantagens a seguir:
- Uma vez que será cobrado menos juros, você economiza dinheiro e conseguirá utilizá-lo de uma forma mais benéfica para a sua família ou para a sua empresa, caso seja um empreendedor.
- Ao pagar as suas dívidas antes do seu vencimento, você demonstra às instituições financeiras que você é confiável e possui um histórico de bom pagador. Dessa forma, suas chances de conseguir novos empréstimos com condições melhores, aumentam.
- A antecipação pode promover mais tranquilidade sobre os seus compromissos financeiros futuros, já que você está quitando mais rápido essa dívida.
A antecipação vale a pena?
Antecipar as parcelas do seu empréstimo pode ser uma excelente estratégia para quitar a sua dívida o quanto antes. No entanto, é preciso realizar os cálculos para ter certeza de que realmente você estará se beneficiando.
Separamos algumas dicas para você avaliar e entender se as suas condições e possibilidades se beneficiarão da antecipação de algumas parcelas!
- Utilizar um valor extra recebido, por exemplo o 13° ou FGTS, pode ser uma boa oportunidade para quitar algumas parcelas, uma vez que é um valor que não está comprometido e que não fará falta para o pagamento de outras contas mensais.
- Se você tiver um valor investido em um percentual de retorno menor que o percentual de juros sobre a sua dívida, pode ser uma boa alternativa utilizá-lo para quitar suas parcelas.
- Negocie com a instituição financeira um desconto considerável para realizar a antecipação. Afinal, eles receberão um dinheiro à vista que demoraria meses ou anos para entrar. Então, nada mais justo que você receber um bom desconto, não é mesmo?
Ressaltamos que essa decisão deve ser muito bem pensada e planejada, uma vez que pode interferir diretamente na sua saúde financeira.
Conclusão
Antecipar o pagamento das parcelas do seu empréstimo pode ser uma ótima estratégia para aumentar a sua saúde financeira.
No entanto, todas as variáveis da negociação devem ser analisadas e estudadas para entender se é realmente uma boa alternativa dentro das suas necessidades e possibilidades.
E lembre-se que sempre há a possibilidade de refinanciar a sua dívida por outra que possua juros mais atrativos, como por exemplo, contratando a modalidade de crédito com garantia de imóvel.
A CashMe é uma fintech do grupo Cyrela que possui as melhores taxas do mercado nessa modalidade, faça uma simulação e confira!
Comentários estão fechados.