O verão iniciou oficialmente no dia 21 de dezembro, mas as temperaturas em Foz do Iguaçu já começaram a subir muito antes disso. Este período de dias mais quentes exige atenção redobrada e cuidados para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos cães e gatos.
A médica-veterinária Amanda Furjan Rial (CRMV-PR 10066), responsável técnica pelo Hospital Veterinário Popvet, alerta que apenas a tosa dos animais não é o suficiente para amenizar os problemas causados pelo clima. “A tosa expõe a pele que está sendo protegida, e a exposição ao sol pode acabar gerando queimaduras graves.”
Por isso, a dica é manter os ambientes arejados e evitar deixá-los fechados por muito tempo. Também é válida a utilização de ventiladores e até mesmo aparelhos de ar condicionado. “Outra dica é a utilização de sachês e alimentos mais frescos. Colocar cubos de gelo na água também ajuda”, aconselha a médica-veterinária.
Para a baixa umidade relativa do ar, uma das consequências das temperaturas elevadas, a profissional recomenda o uso de umidificadores ou daquele velho e bom balde de água dentro do quarto. Lembrando que a temperatura corporal dos pets é um pouco mais alta do que a dos humanos. “Se não está confortável para você, com certeza não está para seu pet”, complementa.
Fique atento a todos esses cuidados e, em casos mais graves, para quadros de hipertermia do seu animal. Isso ocorre quando não conseguimos regular a temperatura do corpo, podendo provocar desidratação ou crise respiratória. Entre os sintomas estão: língua para fora, respiração ofegante, salivação excessiva, batimentos cardíacos acelerados, indisposição e cansaço.
Popvet Hospital Veterinário 24 Horas
Avenida Maceió, 23 – Jardim Petrópolis (Região Norte)
Foz do Iguaçu/PR
(45) 3028-2931
WhatsApp para agendamento
(45) 99142-2526
www.popvet.com
www.facebook.com/popvet
www.instagram.com/popvetfoz
Comentários estão fechados.