Qual é a raça de cachorro e gato de que você mais gosta?

Levantamento da Guiavet indica que os sem raça definida são os pets preferidos dos brasileiros. Mel é o nome mais usado em cadelas e gatas.

Qual é a raça de cachorrinho ou gato de que você mais gosta? Para os brasileiros, isso pouco importa. Pesquisa feita pela Guiavet indica que os sem raça definida (SRD, popularmente chamados de vira-latas) são os pets preferidos no país, seguidos pelo shih-tzu e pinscher, no caso de cães; e siamês e abissínio, quando se trata de gatos.

Para chegar ao resultado, a Guiavet, que é uma plataforma de medicina veterinária, fez um levantamento com 3.500 tutores de todo o país. Nessa sondagem também apareceram os nomes mais usados em doguinhos e gatinhos.

Em relação aos cães, os vira-latas têm 39% de preferência pelos tutores. O segundo lugar fica com a raça shih-tzu (9,5%); e o terceiro, com a pinscher (6,34%). Na sequência vêm, respectivamente, pit bull, poodle, yorkshire, lhasa apso, labrador e buldogue. Border collie e chow-chow empatam na décima colocação.

Já entre os gatos, os SRD também são preferidos por 51% dos brasileiros, seguidos pelo siamês, abissínio, angorá, pelo curto americano, persa, bengal e americano de pelo áspero. Bobtail americano e asiático dividem o nono lugar. Balinês e himalaio ficam empatados em décimo.

Nomes

Quando se trata de cachorras, os nomes campeões na escolha são: Mel, Luna e Nina. Já para os cachorros, Thor, Zeus e Bob aparecem na lista dos mais usados. Para as gatas, é mais comum Mel, Nina e Mia; e gatos, Tom, Minguau e Simba.

Amanda Furjan Rial, médica-veterinária do Popvet Hospital Veterinário e Clínica Veterinária Popvet, explica que, sendo vira-lata ou de raça, adotado ou comprado, a vacinação e o acompanhamento veterinário são imprescindíveis para que seu pet esbanje saúde. “O nome do seu cão ou gato precisa ser escolhido com muito carinho e atenção.”

Segundo ela, os pets se reconhecem pelo nome com o passar do tempo, logo a escolha em conjunto com família e amigos pode ser um bom início de vida juntos. “Nomes inusitados também fazem parte da rotina do médico-veterinário, na qual em um mesmo dia podemos atender a Rihanna e a Shakira”, completa Amanda Furjan Rial.

Já a Rosane Costa, veterinária da Guiavet, lembra que, seja qual for a raça, os animais necessitam de atenção constante porque têm uma vida completamente dependente do tutor. “Os pets precisam de comida de qualidade, água, um lugar confortável e seguro para descansar e fazer suas necessidades, além de um acompanhamento veterinário frequente”, resume.

Seja qual for a raça, os animais necessitam de atenção constante porque têm uma vida completamente dependente do tutor. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.