
A prefeitura iniciou a entrega do volume previsto de 25 toneladas de ração para cães e gatos cuidados por ONGs e protetoras de animais em Foz do Iguaçu. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Serão entregues 17 toneladas de ração para cães e outras oito para gatos. O alimento animal está sendo levado ao endereço das protetoras iguaçuenses.
Nos locais, os técnicos conferem o número de cães e gatos sob os cuidados das voluntárias. Em seguida, entregam o alimento suficiente para 30 dias, de acordo com a prefeitura.
A administração informou ter encontrado falhas no sistema de distribuição de alimentos que era aplicado na gestão anterior e pretende criar um cadastro mais efetivo.
“Agora, nós vamos até o local, verificamos os animais e entregamos a ração proporcional ao número que está realmente sob os cuidados daquela protetora”, disse a secretaria municipal de Meio Ambiente, Juçara Andrade. A quantidade é calculada com base no consumo diário.
Essa média, para gatos, toma por base 50 gramas ao dia, segundo a secretaria. Já para cães, a quantidade varia conforme o porte deles.
Ração para cães e gatos
A ONG com o maior número de animais cadastrados, 550, recebeu 4,5 toneladas de ração. Uma das cuidadoras, por exemplo, abriga 120 gatos e foi contemplada com a ração distribuída pela prefeitura.
A secretaria realçou que todas as protetoras cadastradas serão visitadas nos próximos dias e que o processo de levantamento e regularização seguirá até que o sistema esteja consolidado.
A Secretaria do Meio Ambiente também iniciou o processo de chipagem dos animais atendidos pelas protetoras independentes.