Foz do Iguaçu inicia vacinação contra raiva casa a casa

Imunização de cães e gatos é gratuita; primeira região atendida é a que concentra mais casos de raiva em morcegos.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irá aplicar a vacina antirrábica de casa em casa em Foz do Iguaçu, em cães e gatos, a partir desta terça-feira, 20. A descentralização é devido à baixa procura pelo serviço durante a campanha da prefeitura.

A mobilização sanitária vai começar pela Vila Borges, Jardim Itália e parte do Morumbi, bairros que concentram o maior número de casos de raiva em morcegos, conforme a gestão municipal. Os agentes atuarão das 8h30 às 13h30, durante pelo menos três semanas nesses locais.

Ao iniciar a vacinação antirrábica em outubro do ano passado, a prefeitura esperava imunizar 40 mil animais, mas não atingiu nem a metade dessa meta. Até agora foram aplicadas 19 mil doses, informa a Agência Municipal de Notícias.

“Temos um estoque de 20 mil doses para aplicação e optamos por este novo modelo, de casa em casa, para tentarmos atingir a meta”, informou a supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes. No sistema anterior, a imunização foi no órgão e itinerante em bairros.

As regiões definidas pelo CCZ para a aplicação da vacina em domicílio foram identificadas pelo Mapa de Calor como de maior concentração de morcegos com raiva. Em 2023, foram encontrados 40 animais com a doença; em 2024, já são quatro casos confirmados de raiva em morcegos.

Fique alerta

Todos os mamíferos podem adquirir a raiva, mas cães, gatos e seres humanos são os mais suscetíveis na área urbana. A vacinação desses dois animais é a maneira mais segura para prevenir a doença. O morador pode ajudar, além de vacinando o pet, chamando o CCZ sempre que:

  • encontrar um morcego dentro de casa, pousado em local baixo ou caído no chão;
  • cão ou gato tenha tido contato direto com morcego (brincou, caçou, mordeu, comeu etc.);
  • cão ou gato esteja com o comportamento suspeito de raiva.

Os telefones para o chamado são: (45) 2105-8730 e 99997-4448.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.