Para proporcionar mais bem-estar às aves, o Parque das Aves recebeu nesta semana o médico-veterinário Plínio Mantovani, especialista no tratamento ortopédico de animais silvestres. O serviço é contratado quando é identificada uma demanda mais complexa para atendimento.
Com mais de 15 anos de experiência na área ortopédica, Plínio atua em diferentes instituições nacionais e internacionais, com técnicas modernas e bem conceituadas, diz a diretora-técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso.
“Sempre que necessário contamos com uma ajuda extra de profissionais renomados que somam esforços aos da nossa equipe, já tão dedicada no cuidado diário com os animais”, frisa.
Na avaliação de Paloma, a colaboração de profissionais com as habilidades de Plínio enriquece a compreensão de toda equipe veterinária do parque e amplia as habilidades para lidar com questões complexas. Hoje o Parque das Aves conta com uma equipe de mais de cinco profissionais de veterinária.
Plínio é graduado em Medicina Veterinária, mestre em Ciência Animal com ênfase em clínica e cirurgia na linha de pesquisa em ortopedia e traumatologia, doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Ortopedia de Aves e coordenador do curso de pós-graduação em cirurgia de pets não convencionais da Famesp.
Ele também atua como cirurgião de animais silvestres no Brasil por meio da Síntese Serviços Veterinários e coordena o Programa de Resgate da Arara-Azul-de-Lear.
O propósito do programa é capacitar a comunidade local e profissionais da área para atender a ocorrências relacionadas à espécie, ameaçada de extinção, no seu ambiente natural. O trabalho também visa a aprimorar técnicas, resgate e tratamento, em caso de afetação por ações humanas.
(Com informações da assessoria de imprensa)
Comentários estão fechados.