Tanto acima quanto abaixo da barragem de Itaipu, o nível do rio está muito abaixo do normal.
Em Guaíra, o nível do Rio Paraná está na cota 81 metros acima do nível do mar, quando a normal é 137 metros.
Na Ponte da Amizade, depois da barragem da usina de Itaipu, a cota está em 95,04 metros, mais de 10 metros inferior aos 105,59 metros registrados nos períodos normais.
Mesmo com chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, que permitiram aumentar o nível dos reservatórios de algumas usinas, a situação de Itaipu não melhorou.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico, que coordena e controla a operação do Sistema Interligado Nacional, prevê que a “energia armazenável máxima”, que no caso das hidrelétricas é a água que está no reservatório, deve diminuir de 13,3%, conforme a previsão pra hoje, dia 21, para 12,9% no dia 31 de janeiro.
Nas usinas do Sudeste, vai aumentar de 45,4 para 47,8%. Portanto, as usinas a montante (acima) de Itaipu vão armazenar mais água, pra aproveitar as chuvas que caem em várias áreas da região.
RIO IGUAÇU
A situação é semelhante nas usinas do Rio Iguaçu, com a previsão da energia armazenável reduzindo de 38,5% nesta segunda para 33,7% no dia 31.
No mapa que mostra a situação dos níveis dos rios paranaenses, a alteração, da quinta-feira da semana passada para ontem, dia 20, vê-se que os triângulos verdes se concentram na região Leste do Paraná.
Os triângulos representam as estações telemétricas onde o nível dos rios é medido. O verde significa que está acima da cota normal; o vermelho, abaixo.
Fora o Leste, os rios das demais regiões do Estado estão com o nível mais baixo que o normal.
Mas as chuvas que caíram em Curitiba e região ajudaram a melhorar um pouco o nível dos reservatórios das hidrelétricas da bacia do Rio Iguaçu.
Por consequência, as usinas geram mais. E a água turbinada (que gerou energia) está garantindo às Cataratas do Iguaçu, nesta segunda-feira, uma vazão de 1.330 metros cúbicos por segundo, pouco abaixo da normal, que gira em torno de 1.500 m³/s. Essa vazão mais elevada vem desde sábado, 19.
As usinas, que estavam parando de produzir durante várias horas por dia, na madrugada e pela manhã, mantêm o cuidado para não rebaixar os reservatórios, mas algumas já não interrompem a geração.
É o caso de Salto Segrado, que estava nesta manhã, às 10h, com um volume útil de 49,06%, sem paralisação, enquanto Salto Osório chegava a 93,23%.
Já Foz do Areia estava com 40,73%, mas parou a produção por cinco horas, na madrugada de sábado.
O VÍDEO
Veja agora um vídeo feito por um morador que postou no grupo de WhatsApp do Loteamento Mata Verde. O velho Paranazão hoje é quase um riacho, abaixo de Itaipu.
Comentários estão fechados.