O verão 2024/2025 será quente e com volume de chuvas dentro da normalidade no estado. É o que aponta o boletim para a estação, emitido pelo Simepar, serviço de meteorologia do Paraná.
Leia também:
Últimos dias antes do Natal serão quentes em Foz do Iguaçu
O início oficial do verão no Hemisfério Sul está marcado para este sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília). Conforme o Simepar, não haverá influência em grande escala do fenômeno La Niña, cujo efeito mais comum é o registro de secas e temperaturas mais altas no Sul do Brasil.
“Os temporais possivelmente virão acompanhados de vendavais, raios e granizo, e pelo grande volume de chuva em pouco tempo, e poderão ocasionar alagamentos e outras intempéries urbanas”, descreve o Simepar.
“A tendência é que o regime de chuva do verão 2024/2025 acompanhe a média histórica para a época do ano”, indica a meteorologia.
“Além disso, o verão é caracterizado pela maior frequência de atuação dos sistemas convectivos de mesoescala, com linhas de instabilidade. […] Por conta disto, é comum a observação de vários dias consecutivos com ocorrência de chuvas”, complementa.
Características do verão no Paraná
Historicamente, o verão é a estação com maiores acumulados de chuva no Paraná, bem como fenômenos associados ao tempo extremo.
As regiões mais quentes, como de praxe, serão o Norte, o Oeste e a faixa litorânea. Apesar de ondas de calor não estarem previstas, há probabilidade de dias com temperaturas acima da média histórica do verão em cada área do estado.
O Simepar monitora o tempo no Paraná com o uso de satélites, três radares meteorológicos e cinco sensores de raios. Além disso, há uma rede de 120 estações em várias cidades paranaenses, incluindo Foz do Iguaçu.
(Com informações do Simepar)