Temporal da madrugada provoca estragos em Foz do Iguaçu e região

No município de Itaipulândia, estruturas montadas para as celebrações de Nossa Senhora Aparecida foram derrubadas pelo vento.

A fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina foi atingida, na madrugada desta quarta-feira (4), por um novo evento de temporal, caracterizado por chuva forte e rajadas de vento que provocaram estragos em vários municípios da região.

Leia também:
Temporal deixa destruição em Santa Rita e Santa Rosa, no Paraguai

Em Foz do Iguaçu, um dos reflexos foi a queda de um semáforo no cruzamento da Avenida Jorge Schimmelpfeng com a Rua Marechal Deodoro, área central da cidade. Por volta das 8h, o equipamento continuava inutilizado, exigindo atenção redobrada dos motoristas.

De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a Terra das Cataratas registrou 26 milímetros (mm) de chuva na faixa entre as 4h e as 7h, com rajadas de 41 quilômetros por hora na região do aeroporto e de até 73km/h em outros pontos. A temperatura, que era de 28.7°C às 4h, despencou para 22.2°C às 5h, como resultado das mudanças na atmosfera.

Em Itaipulândia, município às margens do lago de Itaipu, houve estragos na estrutura montada para a recepção de devotos no santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Mapa divulgado pelo Simepar, indicando a intensidade das rajadas de vento durante a madrugada.
Mapa divulgado pelo Simepar, indicando a intensidade das rajadas de vento durante a madrugada.

Os fortes ventos derrubaram as tendas e espaços utilizados para a celebração de missas ao pé do monumento. No início da manhã, equipes da prefeitura e voluntários estavam trabalhando para a reconstrução.

Paraguai

No lado paraguaio, foram reportados estragos nos municípios de Santa Rita e Santa Rosa del Monday, localizados ao sul da fronteira com Foz do Iguaçu.

Em Santa Rosa, onde também houve o destelhamento de imóveis em vários pontos do perímetro urbano e zona rural, pelo menos 50 postes foram derrubados pela força dos ventos, interrompendo o fornecimento de energia.

Já em Santa Rita, veículos de comunicação locais informaram a derrubada da cobertura de um posto de combustíveis e da antena de uma emissora de rádio, além de queda de árvores no chamado Túnel Verde, localizado na Rodovia PY06.

Previsão do tempo

Embora as áreas de maior instabilidade já estejam afastando-se da região, o Simepar ainda prevê chuvas para o restante da jornada em Foz do Iguaçu e municípios vizinhos. Para quinta-feira (5), a projeção é de céu encoberto, com novas precipitações na sexta (6), sábado (7) e domingo (8).

Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.