Período tradicionalmente mais chuvoso do ano no Paraná, o verão poderá ter chuvas intensas em Foz do Iguaçu e municípios da Região Oeste, conforme previsão do Simepar, órgão de meteorologia do estado. O início oficial da estação está marcado para as 18h48 desta quarta-feira (21), com duração até 23 de março de 2023.
Segundo o Simepar, o cenário climático global indica que o fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico e influencia o regime de circulação de ventos na América do Sul, permanece ativo com intensidade moderada, devendo perder força ao longo da estação. Alguns períodos poderão ser mais secos ou mais úmidos que o habitual.
“A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica, mas estão previstos períodos de dias consecutivos de calor intenso, podendo gerar desconforto térmico”, explica o meteorologista do Simepar Fernando Mendes, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN). “É provável que o tempo fique mais seco e quente em alguns dias, aumentando a evapotranspiração.”
As temperaturas mais altas deverão ocorrer com mais frequência nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e litoral. O regime de chuvas se aproximará progressivamente da média climatológica, com distribuição irregular no tempo e no espaço, a exemplo dos eventos dos últimos meses, com tempestades intensas e rápidas.
“Como observado recentemente, algumas áreas podem apresentar volumes acumulados mais significativos, a exemplo do litoral do estado”, aponta o meteorologista do Simepar Paulo Barbieri. “Além disso, devem ocorrer tempestades isoladas bem intensas, que só poderão ser previstas em curto ou curtíssimo prazo.”
O verão é a estação mais chuvosa no Paraná. Fatores climatológicos favorecem as pancadas de chuvas localizadas e de curta duração, com raios, trovoadas, granizo e ventanias, que podem provocar alagamentos e deslizamentos. São comuns, ainda, as sequências de dias com chuvas entre as tardes e as noites.
Já em relação ao campo, o prognóstico é favorável para as plantações de soja, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, café e frutíferas. As hortaliças demandam cuidado intensivo, pois podem ser afetadas por altas temperaturas e chuvas intensas de curta duração. As condições meteorológicas previstas também favorecem as pastagens.
(Com informações do Simepar e Agência Estadual de Notícias)
[…] Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel Simepar prevê verão com chuvas intensas no Oeste do Paraná […]
[…] No Oeste do Paraná e no Leste do Paraguai, devido às mesmas condições climáticas, o risco de incêndios também é elevado, motivo pelo qual a população deve evitar práticas desnecessárias. A previsão para o verão é de chuvas intensas na região de Foz do Iguaçu, intercaladas, porém, com períodos de predomínio de …. […]