Semana começa com alerta laranja em Foz do Iguaçu – veja a previsão

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vê chances de eventos como chuvas e ventos fortes em grande parte do Sul do Brasil.

Apoie! Siga-nos no Google News

Após um fim de semana com condições que foram de temporal, na madrugada de sábado (2), a calor intenso, na tarde de domingo (3), a segunda-feira (4) começou com alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que vê chances de fenômenos como chuvas e ventos fortes em Foz do Iguaçu e áreas vizinhas.

Leia também:
Madrugada de sábado (2) teve temporal em Foz do Iguaçu

Conforme o Inmet, o alerta estará em vigor até as 18h, embora as regiões com maior risco de temporais sejam o interior do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina. Especificamente para Foz, fontes como o Simepar projetam 15 milímetros de chuva no acumulado do dia, além de rajadas de vento de até 59 quilômetros por hora.

Área de cobertura do alerta laranja emitido pelo Inmet. Gráfico: Inmet
Área de cobertura do alerta laranja emitido pelo Inmet. Gráfico: Inmet

O boletim do Simepar prevê que os próximos dias serão instáveis em Foz do Iguaçu, com tempo firme apenas na terça (5) e no domingo (10). Para quinta-feira (7), feriado de Independência do Brasil, a projeção inicial é de “céu parcialmente encoberto e pancadas de chuva”, com temperaturas entre 21°C e 28°C e 10.9 milímetros de precipitações.

Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

O site Climatempo também indica predomínio de chuvas ao longo da semana na Terra das Cataratas, com possibilidade de temporal na tarde de segunda, sol entre nuvens na terça e chuvas de intensidades variáveis nas demais jornadas. A Metsul Meteorologia cita segunda, sexta (8) e sábado (9) como os prováveis dias mais chuvosos da semana.

Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 1.800 metros cúbicos por segundo (m³/s), 20% acima do referencial padrão de 1.500m³/s. A tendência para as próximas horas é de ligeiro aumento no volume do Rio Iguaçu na fronteira.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.