![Área de instabilidade foi formada sobre o Paraguai e passou por Foz do Iguaçu no sentido leste-oeste.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/130225temporal-750x430.jpg)
Pela terceira vez em sete dias, rajadas de vento provocaram danos no perímetro urbano de Foz do Iguaçu, na tarde dessa quarta-feira (12). As ocorrências anteriores foram na quinta (6) e no sábado (8), conforme noticiado pelo H2FOZ.
Leia também:
Mais temporais? Veja a previsão do tempo para a semana na região
Dessa vez, o fenômeno começou por volta das 15h30, com fortes ventos vindos do Paraguai. A ventania fez com que uma nuvem de poeira cobrisse vastas áreas de Foz do Iguaçu, principalmente bairros da Região Norte.
Já as quedas de galhos e árvores, tal como no temporal de sábado, estiveram concentradas na área central e na Região Leste.
Com a colaboração dos leitores, o H2FOZ identificou pelo menos duas situações de queda de árvores de grande porte em Foz do Iguaçu.
A primeira ocorreu na Rua Tietê, no Libra, com uma árvore caindo sobre a garagem de uma residência. A segunda, na esquina das ruas Edmundo de Barros e Marechal Deodoro, no centro, atingiu a rede de energia e bloqueou o trânsito no local.
Por outro lado, a chuva teve distribuição desigual, com chuviscos em alguns bairros de Foz do Iguaçu, pancadas em outros e áreas nas quais não caiu uma gota sequer.
Temporais de verão em Foz do Iguaçu
Historicamente, primavera e verão concentram o maior número de ocorrências de temporal em Foz do Iguaçu e região trinacional de fronteira.
A origem mais comum tem a ver com o choque entre massas de ar quente e frio, pois o encontro entre áreas de diferente pressão na atmosfera provoca ventos que podem alcançar grandes velocidades e provocar estragos.
Telefone e alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil em Foz do Iguaçu atende pelo telefone 199, oferecendo apoio aos moradores, como fornecimento de lonas e avaliações de riscos.
Já para receber alertas diretamente no celular, envie um SMS para a Defesa Civil do Paraná no número 40199, informando o CEP da sua rua. Para saber mais sobre outras formas de aviso (WhatsApp, Telegram e TV por assinatura), clique aqui.