Segundo a previsão que publicamos no domingo, 13, era pra ter chovido segunda-feira e hoje, terça. Na segunda, pancadinhas. Nesta terça, até agora, nada (são 16h30).
Assim fica difícil acreditar nas previsões, mesmo quando os cinco serviços que consultamos coincidem, como foi o caso de domingo (confira: Vem aí um semana chuvosa, pra variar. E a previsão é unânime)
Este sol, então, não se explica? mas calma, previsão não é certeza. As condições do tempo levam o meteorologista a acreditar que… e às vezes a crença cai por terra.
Mas, quando tem alerta de tempestade, é preciso no mínimo ficar atento. Sabe o que diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pra esta quarta-feira, 16? “Aviso de tempestade. Grau de severidade: Perigo”
O alerta começa às 9h e permanece vigente até 23h58 desta quarta. Os riscos são: chuva muito forte, ventos intensos (60 a 100 km por hora) e queda de granizo.
Quando tem vendaval, já sabe: não fique e nem deixe o carro debaixo de árvores. Em Foz, elas têm o hábito de cair até com um sopro de brisa. Também não se arrisque ficando perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
Alerta dado, vamos conferir o que dizem os outros serviços.
O Simepar, que previa chuva pra esta terça, mudou pra tempo ensolarado. Mas, pra amanhã, tem chuva. E aguaceiro: possibilidade de a precipitação acumulada chegar a 78,8 milímetros.
O AccuWeather também acredita em “aguaceiros intensos”. Além disso, reproduz (dando crédito) o “alerta laranja para tempestade” divulgado pelo Inmet. Mas a chuvarada não vai passar de 29 milímetros acumulados.
Já o CPTEC/Inpe ameniza ainda mais: “Pancadas de chuva a partir da tarde”.
Bem parecida com a previsão do Climatempo: “Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora”. Quantidade de chuva: 20 milímetros.
É claro que a gente torce pros otimistas estarem certos. Já houve outros alertas do Inmet, que incluíam Foz, em que nada ocorreu. No máximo chuviscos. Mas, decepções à parte com a meteorologia no Brasil, não custa se prevenir.
Vai que…
Comentários estão fechados.