Haverá chuva nos dias 24 e 25 de dezembro em Foz do Iguaçu? Para responder a essa pergunta, o H2FOZ consultou três serviços de previsão do tempo, que usam diferentes metodologias para a montagem de seus boletins.
Leia também:
Veja quantos moradores Foz do Iguaçu deverá ter em 2050
Conforme o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a véspera de Natal terá predomínio de tempo firme, com temperaturas entre 23°C e 30°C. Já o dia 25 poderá apresentar pancadas de chuva (3.1mm) em Foz do Iguaçu, com mínima de 22°C e máxima de 29°C.
Para o site Climatempo, há chances de “chuvas rápidas durante o dia e a noite” (1.5mm) no dia 24 e panorama de “sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado” no Natal. As temperaturas oscilarão entre 22°C e 31°C na região trinacional.
Já a Metsul Meteorologia aponta “chuva isolada” (3.1mm) para terça, com termômetros que irão de 20°C a 34°C, e “chuva fraca” (3.2mm) para a quarta, que começará com 19°C e chegará aos 30°C no pico da tarde em Foz do Iguaçu.
Apesar das variações entre as fontes consultadas, não há previsão de fenômenos extremos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por exemplo, não tem nenhum alerta em vigor para Foz do Iguaçu nas próximas 48 horas.
Cataratas do Iguaçu
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), às 8h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu era de 2.480 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 65% acima do referencial padrão de 1.500m³/s.
A tendência para as próximas horas é de redução, após pico de 3.420m³/s no domingo (22). Na sequência, porém, está previsto um novo aumento no volume do Rio Iguaçu, como parte do processo de liberação de água nos reservatórios das usinas.
Na estação Porto Capanema, localizada no município de Capanema, a leste de Foz do Iguaçu, a vazão está em aumento desde as 20h de domingo. Às 8h desta segunda, o fluxo medido no local era de 3.500m³/s. Sendo assim, a vazão deverá aumentar nas Cataratas na terça-feira.