Às 18h25 de segunda-feira (20), terá início, de forma oficial, o outono 2023 na região de fronteira. De acordo com o Simepar, serviço de meteorologia do Paraná, a previsão para a região de Foz do Iguaçu é de alternância entre períodos quentes, os chamados “veranicos”, e dias mais frios, à medida que se aproxima o inverno.
Na América do Sul, dois fatores terão influência para a caracterização da estação: a dissipação do fenômeno La Niña, nas águas do Oceano Pacífico; e o registro de temperaturas ligeiramente acima da média nas águas do Oceano Atlântico, no trecho próximo à costa brasileira.
“Alguns dias serão muito frios, intercalados com períodos aprazíveis e geada nas áreas mais altas das regiões Sul, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN).
O regime de chuvas, por sua vez, acompanhará a média histórica em todas as regiões do estado, com distribuição irregular dos volumes. O mês mais chuvoso, segundo o Simepar, deverá ser maio, com a chegada de massas de ar úmido vindas do Sul.
Na primeira semana de maio, entrará em operação o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e pelo Simepar. Serão divulgadas as previsões de geadas e as recomendações para a proteção de viveiros e lavouras. As mensagens serão enviadas por celular e e-mail, com antecedência de até 72 horas.
[…] Leia também:Confira a previsão para o outono 2023 em Foz do Iguaçu e região […]
[…] Leia também:Confira a previsão para o outono 2023 em Foz do Iguaçu e região […]
[…] Leia também:Confira a previsão para o outono em Foz do Iguaçu e região […]
[…] Leia também:Confira a previsão para o outono 2023 em Foz do Iguaçu e região […]