Sem grandes mudanças em relação aos últimos dias do outono, está marcado para as 17h51, desta quinta-feira (20), o início oficial do inverno. Na região de Foz do Iguaçu, a previsão para a estação mais fria do ano é de temperaturas de 1°C a 2°C acima da média.
Leia também:
Feriado em Foz do Iguaçu: veja o funcionamento dos principais serviços
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, o inverno de 2024 será influenciado pelo fenômeno La Niña, que provoca o resfriamento das águas no Oceano Pacífico e altera o regime de ventos na América do Sul.
Um dos reflexos imediatos poderá ser o registro de chuvas abaixo da média histórica, aumentando os riscos de incêndios florestais. Outra variável prevista é a grande oscilação das temperaturas, com sequências de dias de frio intenso, sucedidas por veranicos.
“Teremos mais massas de ar frio em relação ao que ocorreu no ano passado, mas com a característica de serem de curto tempo. Nesses intervalos, o tempo será parecido com o que vimos no outono, inclusive com ondas de veranico”, destaca o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN).
“Outro fenômeno da estação é a ocorrência de nevoeiros com intensidade e duração diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região. Mas, a partir da elevação da temperatura durante o dia, essa neblina logo se dissipa”, complementa.
Nas regiões Oeste e Norte, os dias mais quentes poderão ter sensação térmica na faixa dos 30°C. Já a ocorrência de temperaturas negativas ou próximas a 0°C tende a ser pontual, com as geadas mais intensas sendo esperadas nas áreas de maior altitude.
Incêndios florestais
O Simepar informa que monitora a ocorrência de incêndios por meio da plataforma VFogo, que indica a direção, o sentido e a intensidade de cada evento, com precisão quanto ao momento e ao local de início, sua evolução, propagação e extinção.
O acompanhamento em tempo real ocorre em pontos como mananciais e linhas de transmissão de energia, além de reservas particulares de patrimônio natural (RPPNs) indicadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Alerta Geada
Produtores têm acesso ao serviço de Alerta Geada, mantido em parceria entre o Simepar e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). As informações podem ser consultadas no endereço www.idrparana.pr.gov.br, aplicativo IDR Clima e telefone (43) 3391-4500.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Comentários estão fechados.