Após onda de calor, Foz do Iguaçu terá chuva e vento

Rajadas poderão chegar a 48 quilômetros por hora nesta quarta-feira (27), com alerta amarelo emitido pelo Inmet.

Apoie! Siga-nos no Google News

Tal como previsto, a onda de calor chegou ao fim em Foz do Iguaçu e região, na noite dessa terça-feira (26). A queda na temperatura, provocada pela entrada de uma frente fria, foi significativa, descendo do pico oficial de 38.7°C, registrado às 16h, para 29.2°C às 19h, 24.7°C às 22h e 16.2°C às 6h desta quarta-feira (27).

Leia também:
Onda de calor faz Itaipu bater recorde de produção de energia em 2023

Registro da Estação Meteorológica de Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Registro da Estação Meteorológica de Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Para as próximas horas, o Simepar prevê máxima de 26°C na Terra das Cataratas, com predomínio de céu encoberto e ocorrência de rajadas de vento de até 48 quilômetros por hora. Para quinta-feira (28), a projeção é de temperaturas entre 13°C e 27°C. Já para sexta (29) e sábado (30), os termômetros deverão ficar na faixa entre 18°C e 30°C.

Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, indicam tempo chuvoso para Foz do Iguaçu até o fim de semana, com 20 milímetros para quarta, 15mm para quinta, 15mm para sexta e 10mm para sábado, em formato de pancadas de chuva, com probabilidade maior principalmente nos períodos tarde e noite.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para esta quarta-feira, com vigência até as 10h, advertindo sobre o risco de tempestades na metade sul do Paraná, totalidade do estado de Santa Catarina e porção norte do Rio Grande do Sul. A classificação amarela é de “Perigo Potencial” (clique aqui para ver o alerta).

Área de cobertura do alerta amarelo do Inmet
Área de cobertura do alerta amarelo do Inmet

Cataratas do Iguaçu

Às 6h desta quarta, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s), ligeiramente abaixo do referencial padrão de 1.500m³/s. Para as próximas horas, a tendência é de redução, após pico de 2.530m³/s às 13h de terça-feira.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.