Meteorologia prevê chuva para o fim de semana em Foz do Iguaçu

Alerta laranja de temporal terminou às 10h desta sexta (24), mas o fim de semana deverá ter tempo instável na Terra das Cataratas.

O mês de janeiro está sendo mais seco que a média histórica em Foz do Iguaçu, com o registro de poucos dias de chuva.

Leia também:
Parque das Aves inaugura Mundo dos Tucanos em Foz do Iguaçu

Nas últimas 24 horas, contudo, a cidade recebeu o primeiro volume mais considerável em 2025. O acumulado chegou a 47.2 milímetros, conforme registro da estação do Simepar, serviço de meteorologia do Paraná.

Próximos dias em Foz do Iguaçu.
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Não por acaso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tinha emitido um alerta na cor laranja (perigo), que incluía a região de Foz do Iguaçu. O aviso, cuja validade terminou às 10h desta sexta (24), citava chances de temporais e ventos mais fortes.

Para o restante da sexta, o Simepar não projeta novas chuvas, com máxima de 31°C. Para sábado (25) e domingo (26), estão previstas pancadas que poderão ser fortes em algumas regiões, mas com a distribuição irregular característica das chuvas de verão.

Já o site Climatempo indica tempo “nublado com chuva de manhã e temporal à tarde e à noite” no sábado em Foz do Iguaçu, com acumulado de 17.2 milímetros e temperaturas entre 24°C e 32°C. Para domingo, o prognóstico é de “chuvoso durante o dia”, com diminuição das nuvens à noite.

Por outro lado, a Metsul Meteorologia prevê somente chuvas fracas para sexta, sábado e domingo. De acordo com o boletim da empresa gaúcha, a Terra das Cataratas terá mínima de 22°C e máxima de 34°C no fim de semana.

Vazão nas Cataratas do Iguaçu

Às 9h desta sexta-feira (24), a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 1.640 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 10% acima do referencial padrão de 1.500m³/s.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu.
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

A tendência para as próximas horas é de leve redução, seguida de aumento. Desde a madrugada, a estação Porto Capanema, localizada a leste de Foz do Iguaçu, vem registrando volumes acima de 2.000m³/s.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.