Boa parte é provocada pelos próprios moradores, seja pra fazer novo plantio ou na queima de lixo.
Resultado da forte estiagem que atinge todo o Paraguai, havia na quinta-feira (13) nada menos que 394 focos de incêndio em todo o país, segundo o Instituto Nacional Florestal.
O comandante Eduardo Méndez, dos bombeiros voluntários, disse ao jornal ABC Color que ocorrem entre 30 e 40 incêndios de mata e pastagens, diariamente.
Quase todos esses incêndios são provocados, segundo o comandante, mas a promotoria pública não investiga para apurar responsabilidade. Muitos são causados por queimadas para preparo do campo a nova plantação, mas o fogo foge do controle e atinge áreas maiores. Nas cidades, a queima de lixo é uma das causas principais.
Um dos incêndios, que começou na quarta-feira, 12, já consumiu cerca de 800 hectares de pastagens e matas numa área entre os municípios de Santiago e Ayolas, departamento de Misiones, noticia o ABC Color.
O trabalho dos bombeiros voluntários é dificultado pelos fortes ventos. Além disso, não chove, e a estiagem torna a vegetação ainda mais propensa a queimar facilmente.
Na zona rural de Ayolas, o fogo destruiu plantações de milho, que garantiam o sustento de várias famílias.
Em Pilar, um grande incêndio, na quinta à tarde, atingiu a área do aeroporto Carlos Miguel Giménez. Antes de ser contido pelos bombeiros voluntários, foi preciso retirar uma aeronave do hangar, quando o fogo estava cada vez mais perto.
O fogo teve início nos bosques de eucaliptos pertencentes a uma imobiliária e avançou até chegar às instalações do aeroporto.
No Chaco, também nesta quinta, um incêndio destruiu matas nos municípios de Nanawa y General Bruguez, no departamento de Presidente Hayes.
QUEIMA DE LIXO
Ainda na quinta à tarde, Assunção foi tomada pela fumaça provocada por um incêndio de pastagem próximo à Costanera, noticia o jornal Última Hora.
O fogo foi causado pela queima de lixo. Os bombeiros trabalharam arduamente até controlar o incêndio, com ajuda dos moradores locais. O temor era que, com o forte vento, as chamas atingissem as precárias moradias do bairro La Chacarita.
FAZENDAS
Na terça-feira passada, um incêndio de campo acabou destruindo várias fazendas na cidade de Caapucú, departamento de Paraguarí.
Mais de 200 animais morreram queimados, relata o jornal Última Hora, com base em informações do canal NPY.
PUERTO FALCÓN
Nesta sexta-feira pela manhã, noticia o canal NPY, um incêndio de campo, que começou ontem à tarde, avança cada vez mais rápido até a área urbanizada de Puerto Falcón, cidade a pouco mais de 30 km de Assunção.
Comentários estão fechados.