O Paraguai registrou, nessa quarta-feira (10), o dia mais frio do ano de 2024, conforme dados da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH). Segundo o órgão, as temperaturas baixas estiveram concentradas, principalmente, nas áreas mais ao sul do país.
Leia também:
Marco das Três Fronteiras abre temporada de inverno em Foz do Iguaçu
O menor registro entre as estações meteorológicas da rede foi em Pilar, cidade próxima ao encontro dos rios Paraná e Paraguai. No local, a DMH reportou a temperatura de 0,2°C, a mais baixa para um 10 de julho desde 1976.
EL DÍA MÁS FRÍO EN LO QUE VA DEL AÑO??
— DMH_Paraguay (@DMH_paraguay) July 10, 2024
A nivel nacional, el promedio de las temperaturas mínimas alcanzó su punto más bajo del año hasta ahora, con 3,8ºC, convirtiendo este día, en el más frío de 2024 hasta la fecha.
Más detalles en el siguiente informe: https://t.co/9iAi9UoJCh pic.twitter.com/m53CgGcPdJ
O mapa divulgado pela instituição indica que os departamentos (estados) de Ñeembucú, Misiones, Paraguarí e Caazapá tiveram registros inferiores a 1°C, com formação de geada.
Já no departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, as mínimas oscilaram entre 4°C e 6°C. Na estação do Aeroporto Internacional Guaraní, em Minga Guazú, a 30 quilômetros da Ponte da Amizade, os termômetros indicaram 6.8°C.
Fronteira
Especificamente na fronteira trinacional, o dia mais frio do ano, até o momento, foi 30 de junho, um domingo, com mínima de 2.6°C na estação do Simepar em Foz do Iguaçu.
Na atual onda de frio, os menores registros têm permanecido na faixa dos 6°C, com uma peculiaridade: as temperaturas estão subindo muito pouco durante o dia, o que faz com que, mesmo no pico da tarde, os termômetros sigam com marcas abaixo dos 10°C.
A tendência é de continuidade do frio intenso até a metade da próxima semana, quando uma nova sequência de dias com temperaturas amenas (e até quentes) poderá ser verificada na fronteira entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.
Comentários estão fechados.