Foz do Iguaçu já é uma das cidades mais quentes do estado do Paraná. Sendo assim, é natural que, quando a meteorologia anuncia uma onda de calor no mês de dezembro, o morador da fronteira tenha duas reações diferentes: preocupação ou descrença.
Leia também:
Seleção brasileira de futsal jogará em Foz do Iguaçu no domingo (17)
Desde o início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem emitindo alertas de que, a partir do meio-dia desta quinta-feira (14), uma massa de ar quente elevará as temperaturas em até 5°C acima da média nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No Paraná, os modelos numéricos do Simepar indicam as porções Oeste, Noroeste e Norte como as mais afetadas, com Foz do Iguaçu aparecendo entre os municípios que poderão ter sensação térmica acima dos 40°C nas tardes entre sexta (15) e domingo (17).
O alerta de calor emitido pelo Inmet, precisamente, vai até as 19h de domingo, período no qual a população deverá evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e adotar medidas de precaução, como manter a hidratação em dia.
O H2FOZ consultou três serviços de meteorologia para verificar as mínimas e as máximas previstas para os próximos dias em Foz do Iguaçu:
Quinta-feira (14):
Simepar: de 25°C a 33°C.
Climatempo: de 24°C a 34°C.
Metsul: de 23°C a 33°C.
Sexta-feira (15):
Simepar: de 25°C a 35°C.
Climatempo: de 25°C a 36°C.
Metsul: de 23°C a 37°C.
Sábado (16):
Simepar: de 25°C a 36°C.
Climatempo: de 26°C a 37°C.
Metsul: de 25°C a 38°C.
Domingo (17):
Simepar: de 27°C a 36°C.
Climatempo: de 26°C a 38°C.
Metsul: de 24°C a 38°C.
De imediato, é preciso considerar que uma temperatura oficial de 38°C, por exemplo, poderá provocar sensação térmica de até 45°C, em condições como falta de sombras naturais, calor do asfalto, ausência de ventos e alta umidade.
Outro ponto a levar em consideração é a previsão de temperaturas altas, inclusive, para as madrugadas. Um registro de 27°C às 3h, por exemplo, é uma anomalia mesmo para os meses mais quentes, fazendo com que os dias já amanheçam com calor sufocante.
Cataratas do Iguaçu
Às 10h desta quinta-feira (14), a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 2.930 metros cúbicos por segundo (m³/s), quase o dobro do referencial padrão de 1.500m³/s. A tendência para as próximas horas é de estabilidade, com leve redução no volume do Rio Iguaçu na fronteira.
Comentários estão fechados.