
Escapar do calor? Em Foz do Iguaçu, só com sombra, água fresca e/ou ar condicionado. Para os próximos dias, uma nova onda com temperaturas acima da média deverá caracterizar o tempo na região trinacional.
Leia também:
Coluna Sustentabilidade: variação climática ajuda a derreter a economia
Os primeiros efeitos já estarão visíveis nesta sexta-feira (21), que começou com sol e sensação térmica de 29°C às 8h30. Para o restante do dia, a sensação poderá chegar à faixa dos 40°C, impulsionada pela alta umidade do ar.

De acordo com o Simepar, órgão de meterologia do Paraná, a projeção para o fim de semana em Foz do Iguaçu é similar, com sol no sábado (22) e no domingo (23).
Conforme o boletim, as temperaturas oficiais oscilarão entre 24ׄ°C pela manhã e 34°C à tarde, pelo menos até a próxima quinta-feira (27). Não há previsão de chuvas para a região na reta final do mês de fevereiro.

Já o site Climatempo alerta que a onda de calor deverá durar pelo menos até segunda-feira (24) e coloca Foz do Iguaçu na zona laranja. Em tal área (ver mapa acima), as temperaturas permanecerão entre 3°C e 5°C acima da média para o período.
Diferentemente do Simepar, o Climatempo vê chances de pancadas ocasionais em dias como domingo e terça (25), mas sem volumes significativos.
O boletim mais caliente, como de praxe, é o da Metsul Meteorologia, que indica 36°C para sábado, 37°C para domingo e 39°C para quarta. Conforme a Metsul, durante todo o período, a sensação será possivelmente maior, turbinada pela umidade que dificulta a eliminação do suor.
Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta sexta, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), estava em 1.610 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal fluxo representa volume apenas um pouco maior que o referencial padrão de 1.500m³/s.

Para as próximas horas, o monitoramento do Rio Iguaçu indica tendência de estabilidade, mas seguida de aumento. De acordo com a Copel, na estação Porto Capanema, localizada acima de Foz do Iguaçu, a vazão chegou a 1.940m³/s durante a madrugada.