No “sertão do Oeste”, segue o alerta pra calor. E nada de chuva

O “alerta laranja” do Inmet prossegue (no mínimo) até segunda-feira, 24. Cuide-se!

O “alerta laranja” do Inmet prossegue (no mínimo) até segunda-feira, 24. Cuide-se!

O sertão é aqui. O sertão é onde alerta laranja pra onda de calor já virou rotina. É um alerta atrás do outro.

O Oeste do Paraná está se assemelhando cada vez mais ao sertão do Nordeste brasileiro. E Foz, a “capital do sertão oestino”, mérito por ter a temperatura mais alta numa terra onde chuva é luxo. É 40° na sombra.

Claro que “sertão” é apenas uma comparação desse tempo de estiagem que sofremos com a situação da faixa do Nordeste menos abençoada com chuvas frequentes.

A grande diferença entre aqui e lá não é só regional ou climática. É que aqui temos um parque nacional exuberante, dois rios grandiosos (hoje, nem tanto) e árvores espalhadas por ilhas verdes cidade afora (e adentro).

Mas ouça a motosserra ao longe. Árvores despencam em terrenos baldios, onde o verde vai dar lugar a um novo loteamento. Dezenas de árvores são abatidas, diariamente. Será que um dia Foz vai virar sertão?

ALERTA LARANJA

O “privilégio” do Oeste e Sudoeste do Paraná: estão ali, juntinhos, no mapa da onda de calor.

Bom, vamos aos fatos. O Inmet mantém Foz na área de alerta laranja (“perigo”) para a onda de calor até segunda-feira, 24.

A temperatura permanece, nesses dias, 5°C acima da média para o mês, o que pode trazer riscos à saúde. A máxima deve variar entre 36°, nesta sexta (21), 40° no domingo e 42° na segunda-feira.

O Simepar, mais comedido, diz que fica em 39° na segunda, mas não refresca muito, mesmo porque o Climatempo já antevê 40° no domingo, 39° na segunda e 40° na terça-feira.

Ufa! E o AccuWeather vai na mesma linha do Inmet: 40° no domingo e 41° na segunda.

CADÊ A CHUVA?

Mas ninguém fala em chuva pra esta terra esquecida por São Pedro? Falam, sim.

Na terça-feira, 25, chove um pouquinho, segundo o Simepar.

Pancadas de chuva isoladas no domingo e na segunda-feira, de acordo com o Inmet. É aquela chuva típica de verão, que cai aqui e não ali, lá e não acolá. Tem gente que se molha e tem gente que nem vai ver que choveu.

Isso pode acontecer hoje, sábado e segunda-feira, conforme o Climatempo. Ou segunda-feira e quarta-feira, na antevisão do AccuWeather.

Ou, ainda, só na quinta-feira da semana que vem, dia 27, para o CPTEC/Inpe.

O QUE FAZER?

Com esta seca contínua, aqui no Oeste do Paraná, o jeito é tomar muito líquido. Quanto? No mínimo dois a três litros por dia. De água ou suco natural, não vale refrigerante ou cerveja.

Se abster de exercícios físicos nas horas mais quentes, principalmente ao ar livre. E usar protetor solar quando for caminhar. A pele não foi preparada pra inclemência desses nossos dias.

Um bom exercício, que faz bem pro corpo e alimenta a esperança, é a dança da chuva. Aprenda e veja se funciona.

Se não chover, mal não fará.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.