Inmet divulgou alerta amarelo para risco potencial provocado por tempestades.
O país é menor, as diferenças climáticas idem. O Paraguai é um país tropical e seu clima é entre temperado e quente a maior parte do ano. Será que é mais fácil fazer previsões meteorológicas?
É provável. Pois, a confiar na Direção de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai, vem aí um sistema de tormentas, proveniente do Norte da Argentina, que atingirá Alto Paraná (e Ciudad del Este) na manhã desta terça-feira, 1º dia de março.
Estão previstas chuvas com acumulados entre 50 e 80 milímetros e rajadas de ventos que podem superar 100 km por hora. E a instabilidade deve se manter pelo menos até quinta-feira, de acordo com o informe meteorológico, noticia o jornal Última Hora.
A Direção de Meteorologia da Argentina confirma a formação de tempestades em Misiones. As chuvas começam já nesta segunda, mas o alerta de temporais vale a partir de terça-feira, com chuvas acompanhadas de descargas elétricas e possibilidade de rajadas de vento entre 35 e 60 km por hora.
E AQUI?
Se depender do Inmet, estamos também na rota dos temporais. O instituto divulgou alerta amarelo para parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo, Paraná inteiro e uma pequena parte de Santa Catarina (o restante do Estado vizinho e o Rio Grande do Sul estão sob alerta laranja, que representa um perigo maior).
Sobre Foz do Iguaçu, especificamente, a previsão do Inmet é de pancadas de chuva isoladas, para esta segunda-feira, 28; e, para amanhã, pancadas de chuva e trovoadas, de manhã e à tarde. Chuva e trovoadas pra quarta-feira, chuva isolada pra quinta e chuvisco pra sexta-feira.
OUTROS SERVIÇOS
Em relação à previsão que divulgamos no domingo, a do Simepar não sofreu alteração pra esta segunda. Mas ampliou a possibilidade de chuva diária, de terça a quinta-feira (3); antes, ia só até quarta-feira.
A do Climatempo não se alterou: pode chover todos os dias até sexta-feira. Mas errou quanto a ontem, domingo: não se confirmou a chuva prevista.
O AccuWeather, que divulga em seu site o alerta amarelo para tempestades do Inmet, mantém previsão de chuva e/ou tempestades até sexta-feira.
O Sistema Faep eliminou a possibilidade de chuva nesta segunda (antes, era de 38%). Mantém 100% de chance pra terça-feira e aumenta pra 96% a de quarta. Na quinta, cai pra 52%.
E, por fim, o CPTEC/Inpe. Este serviço segura a previsão pra terça-feira: chance de 60% de chover. Mas mudou tudo pros dias seguintes. Agora, possibilidade de chuva na quarta-feira sobe para 80%. E despenca dos 70% inicialmente previstos para 5%, na quinta e sexta-feira.
CONFIRA MATÉRIA DE DOMINGO
Comentários estão fechados.