Inverno no Paraná terá pouca chuva e nevoeiros frequentes

Boletim do Simepar prevê episódios de frio intenso, em especial, no mês de julho.

Boletim do Simepar prevê episódios de frio intenso, em especial, no mês de julho.

Órgão oficial de meteorologia no estado, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que o inverno terá poucas chuvas, mas nevoeiros frequentes e episódios de frio intenso, com geadas no Oeste e Sudoeste. A estação teve início nesta terça-feira (21), às 6h14, e segue até 22 de setembro.

Conforme o boletim, o inverno de 2022 será influenciado pelo fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico e afeta o ciclo dos ventos. “A expectativa é de ingresso frequente de massas de ar frio e seco de origem polar, associadas ao deslocamento de frentes frias pelo Sul do país”, avalia o meteorologista Reinaldo Kneib.

O volume de chuvas, conforme a projeção, deve ficar entre próximo e abaixo do normal para cada região do estado. A formação de nevoeiros será comum, bem como sequências de frio intenso por vários dias consecutivos. Especificamente para o Oeste, são esperadas geadas e alguns dias com temperaturas negativas, principalmente, em julho.

Já em relação aos “veranicos”, períodos em que o inverno ganha ares de verão, com tempo quente e seco, a probabilidade maior é de ocorrência a partir da segunda quinzena de agosto. A tabela abaixo, elaborada pelo Simepar, traz os valores médios históricos de chuva (faixa de variação) e temperaturas do ar (mínimas e máximas) para cada região do Paraná:

Gráfico: Simepar

Lavouras

Além do Simepar, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) divulgou suas projeções para o inverno na agricultura paranaense, com possibilidade de que a colheita do milho (segunda safra) tenha perda de produtividade devido à má distribuição de chuvas, geadas, baixa luminosidade e ataque de pragas.

O desenvolvimento dos cereais de inverno, como trigo, aveia e cevada, deve ocorrer de forma normal, podendo até ser favorecido pelas condições meteorológicas dos próximos meses. Entretanto, a produção de café, que já foi afetada por períodos de seca durante o verão, pode ficar abaixo da média nas principais regiões cafeeiras do estado.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
3 Comentários
  1. Aproveite: fim de semana será de tempo bom em Foz do Iguaçu e fronteira

    […] Inverno no Paraná terá pouca chuva e nevoeiros frequentes […]

  2. Semana terá volta da chuva e do frio em Foz do Iguaçu e fronteira

    […] Inverno no Paraná terá pouca chuva e nevoeiros frequentes […]

  3. Fim de semana será de sol (e até calor) em Foz do Iguaçu e fronteira

    […] Inverno no Paraná terá pouca chuva e nevoeiros frequentes […]

Comentários estão fechados.