Foz do Iguaçu vive sábado de caos, com chuva e inundação

Cidade teve alagamentos em vários pontos do perímetro urbano; até as 14h, acumulado já era de 137.8 milímetros.

Tal como previsto pela meteorologia, Foz do Iguaçu teve chuva acima da média neste sábado (28). Na sexta-feira (27), o H2FOZalertava para a possibilidade de temporais na fronteira. Horas mais tarde, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a previsão de órgãos como Simepar e emitiu alerta vermelho para toda a região.

Leia também:
Meteorologia emite alerta vermelho de tempestade em Foz do Iguaçu e região

Conforme os dados da Estação Meteorológica de Foz do Iguaçu, mantida pelo Simepar, até as 14h deste sábado, a cidade já tinha um acumulado de 137.8 milímetros de chuva, com destaque para as faixas das 10h (31.8mm), 11h (32.8mm) e 12h (26.2mm), momento em que várias áreas do perímetro urbano registraram alagamentos.

Registro da Estação Meteorológica de Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Registro da Estação Meteorológica de Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Um dos pontos mais atingidos pela chuva acima da média foi a Vila Brás, Região Norte do município. O córrego que atravessa o bairro transbordou e inundou as residências do entorno, provocando perdas aos moradores.


VÍDEOS DO TEMPORAL EM FOZ EM 27/10/2023

Muffato do Boicy – Vídeos compartilhados por Enrique Alliana

Baixada da Rua Belarmino de Mendonça – Vídeo: Enrique Alliana

Pesque Pague Triângulo – Vídeo encaminhado por leitor.

Atrás do Muffato do Boicy – Vídeo: Ferrari Comunica

Baixada da Rua Rui Barbosa – Vídeo: Ferrari Comunica


Na Região Leste, toda a baixada da Avenida República Argentina, nas proximidades do Super Muffato, ficou coberta por água e lama, dificultando o tráfego de veículos.

Na área central, o Rio Boicy inundou o entorno da unidade local do Super Muffato, além de pontos como a baixada das ruas Belarmino de Mendonça e Antônio Raposo.

Outro local com registro de alagamento foi a Rua Rui Barbosa, onde as galerias subterrâneas do Rio Monjolo não deram conta de escoar a vazão e a água inundou as calçadas e o piso térreo de alguns estabelecimentos.

Mufatto Boicy – Vídeo: Bianca Portela

Defesa Civil

Ainda não há balanço da Defesa Civil com o número de afetados pela chuva em Foz do Iguaçu. Em nota, a Prefeitura de Foz do Iguaçu informa que, “de forma coordenada com todos os órgãos de Defesa Civil, está mobilizada desde as primeiras horas deste sábado para conter os impactos da chuva intensa que atingiu a região”.

“Diante dos alagamentos pontuais e situações de emergência, a Defesa Civil está pronta para agir em colaboração com a Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Meio Ambiente, garantindo atendimento eficaz às necessidades da população. Para solicitar auxílio, ligue para os números 153 e 199”, complementa o texto. “Juntos, estamos trabalhando para enfrentar as consequências desse evento climático e garantir a segurança de todos os cidadãos de Foz do Iguaçu.”

A previsão para as próximas horas é de continuidade do tempo chuvoso na região de fronteira, embora sem o mesmo volume. Para domingo (29), o Simepar prevê outros 11.3mm. Na segunda-feira (30), há risco de novas chuvas fortes, com projeção de até 37.6mm. O boletim atualizado do Simepar pode ser consultado clicando aqui.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Edila Alves Diz

    Gostei das notícias falta comentário de quem fez a filmagem.E sinto muito pelas pessoas prejudicada pelas chuvas.E a natureza mostrando seu poder..

Comentários estão fechados.