Foz do Iguaçu está na área de alerta laranja (“perigo”) para temporais

Chove forte desde o fim da madrugada. Risco de alagamentos.

Chove forte desde o fim da madrugada. Risco de alagamentos.

Desde o final da noite de terça-feira, 22, até as 8h desta quarta-feira, 23, Foz do Iguaçu está sob alerta laranja para temporais, o que significa “perigo”, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos (60 a 100 km por hora). Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A faixa sob alerta, no Paraná, abrange o Noroeste, o Sudoeste, o Oeste e o Centro-Sul do Estado.

Detalhe: o temporal chegou em Foz do Iguaçu mais tarde que o previsto pelo Inmet. Deve, portanto, durar mais do que o período assinalado, até 8h desta quarta. Às 7h40, chove forte, com raios e trovoadas ao fundo. E venta forte, no momento.

As áreas atingidas pelo temporal, segundo o Inmet.

ERROS E ACERTOS

Alguns serviços de meteorologia erraram feio nas previsões. Pra esta quarta-feira, o Simepar indica 0% de probabilidade de chuva; o Climatempo fala em “chuva passageira durante o dia”, embora aponte 30 milímetros de precipitações, o que é chuva moderada.

Já o AccuWeather foi certeiro: “algumas pancadas de chuva intensas”, pra esta quarta. O mesmo vale dizer pra previsão do Sistema Faep, curta e grossa: 100% de possibilidade de “chuva forte”.

Chuva mais intensa pouco antes das 8h, prazo final do “alerta laranja”. Foto: Patrícia Iunovich/Facebook

ALAGAMENTOS

Já há sinais de alagamentos em Foz, como mostram fotos produzidas agora há pouco (antes das 8h) por Patrícia Iunovich:

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.