O feriado nacional de Finados (2/11), no qual famílias costumam visitar os cemitérios para recordar os entes queridos, poderá ter chuvas acima da média e ventos fortes em Foz do Iguaçu e região, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja também:
– Vertedouro de Itaipu ficará aberto no feriadão de Finados
– Imagens revelam impactos da cheia em Foz do Iguaçu
– Lado paraguaio da fronteira declara emergência devido aos temporais
– Vídeo mostra enchente arrastando passarela das Cataratas na Argentina
Estão em vigor três alertas laranjas (grau de perigo) para a área que inclui a Terra das Cataratas e todo o Oeste do Paraná. O Alerta n.º 45.325 tem duração até as 10h, enquanto o Alerta n.º 45.331 é válido até as 22h e o Alerta n.º 45.332 irá até as 21h de sexta-feira (3).
Em todos os casos, o texto do Inmet cita possibilidade de “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (de 60 a 100 quilômetros por hora) e queda de granizo”, além de “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
De fato, o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, prevê 69.7 milímetros de chuva para Foz do Iguaçu nesta quinta e 87.8 milímetros na sexta, com rajadas de vento de até 57 quilômetros por hora para os dois dias. Para sábado (4) e domingo (5), a projeção é de tempo firme, com o retorno do sol à região de fronteira.
As recomendações em caso de confirmação dos alertas incluem manter aparelhos elétricos fora das tomadas, não estacionar veículos perto de árvores, postes e placas de propaganda que possam ser derrubadas por ventos mais fortes e esperar em local protegido até o término do fenômeno.
Nível dos rios
Apesar da abertura do vertedouro da usina de Itaipu, o nível do Rio Paraná está estável na região de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, uma vez que a manobra foi programada para ocorrer em paralelo à redução da vazão do Rio Iguaçu, que teve seu pico na segunda-feira (30), com 24.200 metros cúbicos por segundo (m³/s).
Na manhã desta quinta, às 6h, o fluxo nas Cataratas do Iguaçu, medido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 12.600m³/s, oito vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s, mas com continuidade da tendência de redução. Durante todo o feriado prolongado, as quedas d’água permanecerão com volume maior que a média.
Comentários estão fechados.