Na noite de quinta-feira (6), uma tempestade atingiu Foz do Iguaçu e região de fronteira, com queda de árvores e redes de energia. A temperatura diminuiu 6°C em menos de uma hora (de 27°C para 21°C), mas o alívio foi apenas temporário.
Leia também:
Temporal derruba árvores e afeta rede elétrica em Foz do Iguaçu
Para a tarde desta sexta-feira (7), o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, prevê máxima de 32°C (já passado das 14h), com sensação térmica superior. No sábado (8) e domingo (9), as temperaturas oscilarão entre 24°C e 33°C.
O boletim do Simepar projeta predomínio de sol em Foz do Iguaçu até a próxima quarta-feira (12), com possibilidade de pancadas de chuva na quinta (13).
Por outro lado, o site Climatempo vê “chuva de manhã” no sábado e “pancadas de chuva” à tarde no domingo, com máximas de 34°C em Foz do Iguaçu. Para segunda, perspectiva de “sol com aumento de nuvens”.
A Metsul Meteorologia prevê nuvens no sábado e eventual chuva isolada no domingo. O boletim da empresa gaúcha indica calor de até 37°C no domingo e 36°C na segunda (10) e na terça (11). A “fornalha”, portanto, continuará ligada em Foz do Iguaçu.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 13h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), estava em 2.120 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 50% acima do referencial padrão de 1.500m³/s.
A tendência para as próximas 12 horas é de estabilidade, mas seguida de diminuição. Na estação Porto Capanema, a leste de Foz do Iguaçu, o pico da vazão ocorreu às 21h da noite anterior (2.100m³/s). Desde então, veio recuando até atingir 1.540m³/s às 13h.