Primeiro, o alerta: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempestades nos três estados do Sul, com “perigo potencial”. O alerta amarelo teve início à zero hora desta sexta-feira, 12, e prossegue até 23h. Foz do Iguaçu está no mapa, claro.
Risco é de chuvarada entre 20 e 30 milímetros por hora (ou 50 milímetros por dia) e de ventos intensos, entre 40 e 60 km por hora.
O AccuWeather confirma a previsão: “tempestade em partes da região”. Idem o CPTEC/Inpe: “Variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora”.
Já o Climatempo ameniza: “Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora”. E o Simepar vai totalmente na contramão: “probabilidade de ocorrência de chuva: 0%”.
É curioso observar previsões tão discordantes. Mas há um dia de consenso: os cinco serviços de meteorologia preveem chuva no domingo, 14. Pro sábado, se dividem, entre tempo bom e chuvoso.
Mas todos, também, apontam a tendência para os próximos dias: é de chuva. E as temperaturas, que andavam tão amenas (as mínimas, principalmente), devem dar uma leve subida nos próximos dias.
Nada assustador pro verão de Foz, mas as mínimas não baixarão de 20 graus e as máximas ficarão acima dos 30 graus.
Comentários estão fechados.