Meteorologia prevê poucas chuvas na fronteira até a primavera

Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina atualizou as projeções para a região que inclui os limites com o Brasil e o Paraguai.

Apoie! Siga-nos no Google News

A transição entre inverno e primavera terá temperaturas acima da média para o período e potencialmente menos chuvas que os volumes habituais, segundo projeção atualizada pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina.

Leia também:
Confira a previsão para o primeiro fim de semana de agosto em Foz do Iguaçu

Especificamente para a fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai (província de Misiones), o SMN aponta probabilidade de temperaturas superiores às esperadas para o trimestre entre agosto e outubro e chuvas abaixo da média, conforme o mapa abaixo.

Projeção divulgada pelo SMN argentino
Projeções divulgadas pelo SMN argentino

“É importante destacar que esta previsão é referente às condições climáticas médias durante o trimestre, e não a eventos meteorológicos específicos, como ondas de calor, geadas ou tempestades. Estas situações poderão ocorrer a qualquer momento, inclusive em um trimestre com condições climáticas gerais favoráveis”, informa o SMN.

As indicações do órgão meteorológico argentino são importantes para a região de Foz do Iguaçu, tendo em vista que fenômenos como massas de ar frio costumam atingir primeiro o país vizinho, antecipando o panorama na Terra das Cataratas.

Um mês de agosto mais seco que o normal, acompanhado por ventos, eleva os riscos de fatores como incêndios em áreas agrícolas e florestais, exigindo atenção redobrada das forças de segurança.

Da mesma forma, baixos índices de umidade relativa do ar podem trazer riscos adicionais à saúde humana, aumentando a procura por atendimento nas unidades hospitalares.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.