Caíram árvores e galhos por toda Foz do Iguaçu. Cerca de 60 mil consumidores ficaram sem luz.
O temporal chegou em Foz do Iguaçu praticamente na hora prevista pelo alerta amarelo divulgado pelo Inmet, na quarta-feira (13) à tarde.
Começou a chover forte pouco depois das 21h de quarta e prosseguiu durante a madrugada desta quinta-feira, 14. A chuva veio acompanhada por um vendaval, que deixou muitas marcas, além de sustos.
O Simepar informou, conforme a Comunicação Social da Prefeitura de Foz, que os ventos atingiram a velocidade de 60 km por hora.
Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), choveu cerca de 36 milímetros na cidade. As regiões mais afetadas foram os bairros Morumbi, Porto Belo, Vila A e Jardim América.
Previsão acertada
Inmet alerta sobre chuva forte e ventos intensos ainda nesta quarta, 13
Conforme a Defesa Civil de Foz, caíram cerca de 30 árvores, 12 delas sobre a rede elétrica e algumas sobre residências.
Foram atendidas com lonas oito famílias, cujas casas tiveram os telhados danificados. Mas ninguém precisou de abrigo.
Ainda pela manhã, a Defesa Civil continuou a ser acionada por moradores. Havia árvores caídas em avenidas, mas em vias de menor movimento.
Veja mais fotos dos estragos, obtidas junto à Defesa Civil e à Guarda Municipal:
SEM LUZ
Em entrevista à Rádio Cultura, o gerente da Copel, Júlio César Ramires, da Copel, informou que o número de consumidores que ficaram sem energia elétrica durante a madrugada e ainda pela manhã, poderia ser ainda maior. Quando as lojas abrissem, poderia haver ligações para registrar a falta de luz.
Em toda a região Oeste, o temporal deixou 157 mil unidades consumidoras sem energia.
“Estamos neste momento (pela manhã) com mais de 300 ocorrências e mais de 20 mil unidades consumidoras desligadas, sendo 17 mil em Foz e 3 mil em Santa Terezinha de Itaipu. Estamos com todas nossas equipes mobilizadas para recompor o sistema no menor espaço de tempo possível”, informou Julio Cesar Ramires.
MESMA DATA
Curiosamente, neste mesmo dia, em 2020, houve alerta de temporal em Foz do Iguaçu. E ele veio também com força, como registrou Patrícia Iunovich, em fotos postadas em seu perfil no Facebook.
CHUVA CONTINUA
O alerta do Inmet para temporais expira às 11h desta quinta-feira. Mas a previsão de chuva continua para todo o dia.
O Inmet prevê que chove também na sexta-feira, no sábado e no domingo. A semana começa com sol e temperatura em elevação.
O site Tempo Agora também previa chuva até domingo. Mas, hoje, foi alterada: chove nesta quinta e na sexta-feira (e, amanhã, uma chuvarada de 60 milímetros).
Para o Simepar, chuva é também hoje e amanhã (quando devem cair 42,1 mm em Foz). Essa é também a previsão dos serviços CPTEC/Inpe e Climatempo.
Ah, sim, AccuWeather prevê chuva pra sexta-feira, mas não pra esta quinta.
Para cinco dos seis serviços consultados, portanto, final de semana será nublado, mas sem chuvas. Somente o Inmet, que acertou em cheio com seu alerta, diz que chuva segue até domingo.
MUITO TRABALHO
EM PUERTO IGUAZÚ
O portal La Voz de Cataratas mostra que Puerto Iguazú sofreu um temporal também com ventos de 60 km por hora, que derrubou árvores e arrancou o teto de moradias precárias. Uma casa chegou a cair.
Houve também corte de luz, pela queda de postes e de árvores sobre a rede elétrica. O serviço de meteorologia da Argentina, a exemplo do Inmet, previa temporais para a província de Misiones, a partir da noite de quarta-feira.
Houve muitos estragos na capital da província, Posadas, onde faltou luz. Mas ninguém ficou ferido ou desabrigado.
Em Alto Paraná, no Paraguai, milhares de consumidores ficaram sem luz. O serviço ainda não foi normalizado. O problema é idêntico: queda de árvores sobre a rede de energia, rompimento de cabos atingidos por chapas de painéis de publicidade atingidos pelo vento e outros problemas semelhantes.
A Direção Nacional de Meteorologia do Paraguai continua a prever mais chuvas e temporais para o decorrer desta quinta-feira.
Comentários estão fechados.