Aviso (por obrigação): tem “alerta amarelo” do Inmet pra chuvas intensas

Mas o último alerta não vingou. E nem a previsão de chuvas pra domingo. Será que chove agora?

Mas o último alerta não vingou. E nem a previsão de chuvas pra domingo. Será que chove agora?

Como está no título, esta matéria é mais a nível de aviso “por obrigação” de ofício. Melhor errar do que deixar passar um alerta como este e vir a chuvarada prevista.

O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia diz:

Aviso de Chuvas Intensas
Grau de severidade: Perigo Potencial
Início: 13/12/2021 10h
Fim: 14/12/2021 10h00

Riscos Potenciais:

Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta amarelo é o menos preocupante, pois há apenas um “perigo potencial”. O alerta laranja já é mesmo de “perigo”. E o vermelho, de “grande perigo”.

Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, diz o ditado. Então, de olho no tempo pra não ter nenhuma surpresa desagradável, o que a gente espera não aconteça.

No mapa do Inmet, a extensão do “alerta laranja” abrange metade dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, o Paraná inteiro e uma faixinha do território catarinense.

COMPANHIA

Em relação à possibilidade de chuvas, nesta segunda e na terça, o Inmet não está sozinho. Pro Sistema Faep, possibilidade é de 63% de ocorrência de chuvas hoje e de 66% na terça. Mas chuva moderada, não intensa como quer o Inmet.

Para o Climatempo, chance de chuva é de 80%, mas hoje à noite. E na terça, “chuva a qualquer hora”.

O AccuWeather fala em “uma tempestade em partes da região”, valendo tanto pra hoje como pra terça-feira.

Pro Simepar, não chove nesta segunda, só na terça. E o CPTEC/Inpe não aponta a possibilidade de chuva sequer para os próximos 12 dias.

MAS CHOVEU…

Nos arrabaldes de Foz, a impressão é que as nuvens estão bem perto de nossas cabeças. E parecem pesadas. Hora? 8h20 desta segunda. Foto Patrícia Iunovich

Ah, dirá o leitor, quem previu chuva pra esta segunda, acertou. De certa forma, está certo o leitor, se a gente considerar que aquela garoazinha matinal, que mal molhou o asfalto, pode ser chamada de chuva.

Mas que seja, então. Não briguemos por causa de pouca água.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.