Meteorologia emite alerta vermelho de tempestade em Foz do Iguaçu e região

Aviso é válido até as 15h deste sábado (28), com possibilidade de chuvas acima da média e rajadas de vento.

Foz do Iguaçu e grande parte das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná estão, neste sábado (28), sob alerta vermelho de tempestade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até as 15h, mas o tempo deverá permanecer chuvoso na fronteira durante todo o fim de semana.

Leia também:
Foz do Iguaçu tem previsão de (muita) chuva para o fim de semana

O alerta do Inmet cita chances de “chuva superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia, ventos superiores a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

Como instruções para evitar transtornos, o instituto orienta desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou algo similar, a recomendação é colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Nas situações de grande perigo confirmadas, a orientação é evitar permanecer ao ar livre e procurar abrigo.

Área de cobertura do alerta do Inmet
Área de cobertura do alerta do Inmet

Já o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, prevê acumulado de 69.8 milímetros de chuva para Foz do Iguaçu neste sábado, com outros 11.3mm no domingo (29) e 37.6mm na segunda (30). O site Climatempo projeta até 90mm para este sábado, enquanto a Metsul estima 42.9mm para hoje, 51.1mm para domingo e 68.1mm na segunda.

Nas últimas horas, houve queda de granizo em vários pontos do território do Paraguai, além de eventos de chuva forte e vento na província argentina de Misiones, onde fica a cidade fronteiriça de Puerto Iguazú. Órgãos de meteorologia do Paraguai e da Argentina também emitiram alertas quanto à possibilidade de fenômenos extremos.

Cataratas do Iguaçu

Às 8h deste sábado, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 7.570 metros cúbicos por segundo (m³/s), mais de cinco vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s. A tendência para as próximas horas é de aumento no volume do Rio Iguaçu na fronteira.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.