O aviso é do Inmet, que indica possibilidade de “perigo potencial” e entra em vigor às 13h desta terça.
Nas últimas horas, muitas nuvens tomaram conta do céu de Foz do Iguaçu. Pode apenas significar que na quarta-feira, 22, vai chover, como indicam todos os serviços de meteorologia.
Mas o Inmet incluiu Foz do Iguaçu no “alerta amarelo” para tempestade, com “perigo potencial”, que entra em vigor às 13h desta terça-feira e segue até 10h de quarta.
O AVISO
Inmet publica aviso iniciando em 21/12/2021 13h. Terminando em 22/12/2021 10h. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo.
Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Tipo: Tempestade (Perigo Potencial)
Mas, pelo menos pra esta terça, o próprio Inmet nem sequer prevê chuva, apenas “muitas nuvens”. Pra quarta, “muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”, pela manhã, tarde e noite.
O Simepar prevê chuva leve pra quarta, mesma coisa prognosticada pelo AccuWeather e idem pelo Sistema Faep. , enquanto para o Climatempo a chuva será moderada (15 mm). O CPTEC/Inpe não indica quanto pode chover.
Mas tem um detalhe: diminuiu a possibilidade de chover na quarta. Para o Sistema Faep, ontem, chance chegava a 100%; agora, míseros 56%. O CPTEC/Inpe reduziu de 90% para 60%; o Simepar, de 70% para 66%; e o AccuWeather, de 80% para 55%. Só o Climatempo segurou a chance de chuva em 90%.
Pô, essas mudanças nas previsões desanimam o leitor, caros meteorologistas.
Só nos cabe, mais uma vez, torcer e – pra quem crê em forças superiores – rezar ou fazer a dança da chuva.
Mas dance devagarzinho e com o ventilador ligado (ou ar condicionado). Porque as temperaturas vão continuar infernais, não só na quarta como em todos os dias seguintes.
Comentários estão fechados.