Meteorologia emite alerta laranja para Foz do Iguaçu e região

Aviso com grau de perigo para chuvas e ventos potencialmente fortes vai das 18h desta quinta-feira (23) às 10h de sexta-feira (24).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (23), o Alerta n.º 47.500, na cor laranja (perigo), devido ao risco de tempestades em uma faixa que vai do Oeste do Paraná aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia também:
Itaipu envia caminhão com donativos ao Rio Grande do Sul

No Paraná, o aviso vale para as regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco e União da Vitória. O estado de Santa Catarina está incluído por inteiro, além de parte do território do Rio Grande do Sul.

Área de abrangência do alerta do Inmet
Área de abrangência do alerta do Inmet

O alerta laranja estará em vigor entre 18h de quinta-feira (23) e as 10h de sexta (24), com possibilidade de “chuva entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia, ventos intensos (de 60 a 100 quilômetros por hora) e queda de granizo”.

O Inmet orienta os moradores das áreas potencialmente atingidas para não procurar abrigo sob árvores ou próximo a torres de energia e outdoors. Em relação aos eletrodomésticos, a recomendação é removê-los da tomada e desligar a chave geral.

Além do Inmet, serviços de meteorologia do Paraguai e da Argentina também estão alertando para chances de chuvas e ventos acima da média nas próximas 24 horas.

A Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do Paraguai, por exemplo, incluiu a região de Ciudad del Este em seu aviso emitido às 9h07 (hora paraguaia) desta quinta (clique aqui para visualizá-lo).

Alerta emitido pela DMH do Paraguai
Alerta emitido pela DMH do Paraguai

Já o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina publicou alerta amarelo para a província de Misiones, com duração até sexta-feira na porção norte do território fronteiriço, onde fica a cidade de Puerto Iguazú.

Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil em Foz do Iguaçu é o 199 (ligação gratuita). Outra opção é acionar o Corpo de Bombeiros, que atende pela central 193.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.