O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (23), o Alerta n.º 47.500, na cor laranja (perigo), devido ao risco de tempestades em uma faixa que vai do Oeste do Paraná aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Leia também:
Itaipu envia caminhão com donativos ao Rio Grande do Sul
No Paraná, o aviso vale para as regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco e União da Vitória. O estado de Santa Catarina está incluído por inteiro, além de parte do território do Rio Grande do Sul.
O alerta laranja estará em vigor entre 18h de quinta-feira (23) e as 10h de sexta (24), com possibilidade de “chuva entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia, ventos intensos (de 60 a 100 quilômetros por hora) e queda de granizo”.
O Inmet orienta os moradores das áreas potencialmente atingidas para não procurar abrigo sob árvores ou próximo a torres de energia e outdoors. Em relação aos eletrodomésticos, a recomendação é removê-los da tomada e desligar a chave geral.
Além do Inmet, serviços de meteorologia do Paraguai e da Argentina também estão alertando para chances de chuvas e ventos acima da média nas próximas 24 horas.
A Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do Paraguai, por exemplo, incluiu a região de Ciudad del Este em seu aviso emitido às 9h07 (hora paraguaia) desta quinta (clique aqui para visualizá-lo).
Já o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina publicou alerta amarelo para a província de Misiones, com duração até sexta-feira na porção norte do território fronteiriço, onde fica a cidade de Puerto Iguazú.
Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil em Foz do Iguaçu é o 199 (ligação gratuita). Outra opção é acionar o Corpo de Bombeiros, que atende pela central 193.
Comentários estão fechados.