Desafios, expectativas e metas são superlativos no planejamento da Urbia Cataratas S.A., a nova gestora da visitação do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Com apresentação pública a lideranças locais, o consórcio privado iniciou as atividades nesta quinta-feira, 1.º, após ter vencido o leilão de concessão de 30 anos promovido pelo governo federal.
O contrato prevê investimentos de R$ 500 milhões e R$ 3 bilhões em operações das atividades turísticas diversas, almejando pelo menos triplicar a visitação atual, de dois milhões de turistas antes da pandemia. Colocar o parque no Top 5 mundial é outra meta compartilhada entre poder público e iniciativa privada.
A Cataratas S.A. reúne a expertise e a relação com a comunidade por ter sido a concessionária da unidade que abriga as Cataratas do Iguaçu. A Urbia gere parques públicos e atrativos pelo país, com aporte da Construcap. O consórcio venceu o leilão com lance de R$ 375 milhões, ágio de 350% sobre o lance inicial previsto em edital, de R$ 83,4 milhões.
Presidente do Conselho da Urbia Cataratas S.A., Pablo Mórbis lembrou que a visitação no Parque Nacional do Iguaçu passou de 650 mil turistas, em 1998, para dois milhões. “Estamos muito mais fortes. Esse olhar para 30 anos busca proporcionar uma nova e mais imersiva experiência de visitação, transformar o parque em referência, colocá-lo na vitrine do mundo”, apontou.
Diretor-comercial, Samuel Lloyd detalhou as ações da Construcap no país, sendo a Urbia a mais recente participação da construtora. “Investimentos em parques são uma forma de entregar à sociedade e tangibilizar os planos, que às vezes são distantes das pessoas, em torno dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, salientou.
Referência nacional
O parque é referência nacional em ecoturismo, pesquisas e participação da comunidade, elencou o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcos Simanovic. Ele fez um resgate do trabalho coletivo do órgão junto com a iniciativa privada e o poder público local em prol da unidade de conservação.
Também contextualizou o início da nova concessão. “Temos a experiência do Grupo Cataratas, à qual se soma a força da Urbia, agregando valores”, avaliou. “A soma desses dois grupos faz que o sonho de levar o Parque Nacional do Iguaçu a um dos cinco melhores do mundo seja um compromisso que vai ser atingido”, concluiu Marcos.
Novos desafios
O diretor de Operações da Urbia Cataratas S.A., Adélio Demeterko, disse ser um momento muito importante para o ecoturismo, a conservação da biodiversidade e a gestão de áreas naturais. “Nosso grande desafio é receber bem pessoas de todo o mundo que querem realizar o sonho de conhecer e vivenciar uma das Sete Maravilhas do Mundo”, enfatizou.
Diretor da Urbia Cataratas S.A., Marcelo Skaf defendeu o turismo como ferramenta para contribuir com a conservação da natureza. “Estamos iniciando uma parceria e recebendo um parque que já é incrível, por isso temos como meta colocá-lo em uma escala dos cinco melhores parques do mundo”, asseverou.
Reconhecimento
O secretário municipal de Turismo, Lourenço Kuerten, agradeceu. “A todo o Grupo Cataratas por esses mais de 20 anos de concessão pela expressão que o parque hoje é no mundo inteiro”, disse. Chefe do PNI, José Ulisses dos Santos citou os municípios lindeiros e as novas possibilidades. “Ampliar as experiências de uso público para outras áreas do parque”, pontuou.
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