Mais comum em biomas como o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia, o Eucometis penicillata (conhecido como pipira-da-taoca no Brasil e frutero amarillo no Paraguai) foi avistado, pela primeira vez, na Reserva Natural Carapã, localizada na margem paraguaia do lago de Itaipu, entre as localidades de La Paloma, Salto del Guairá e Puerto Adela.
Leia também:
Biólogos avistam tamanduá-bandeira em floresta na fronteira
O registro surpreendeu os técnicos de Itaipu que monitoram a área e já tinham identificado o pássaro em outras duas reservas naturais na fronteira: Mbaracayú, no ano de 2019; e Limoy, em 2021. Até então, os únicos avistamentos no Paraguai tinham ocorrido na região do Chaco.
“É um pássaro conhecido por sua formosa coloração e sua distintiva crista, que levanta enquanto ele canta”, descreve a Comunicação Social de Itaipu no país vizinho, em material enviado à imprensa. “Esses pássaros são ativos e inquietos, e costumam levantar a crista quando estão nervosos ou agitados.”
“A presença do pipira-da-taoca na Reserva Natural Carapã é um indício da diversidade da vida que habita nessa área protegida administrada pela binacional. A detecção dessa espécie contribui para o conhecimento da avifauna local e ressalta a importância da conservação dos habitats naturais no Paraguai”, reforça o boletim.
[…] Crédito: Link de origem […]