PTI apresenta ações para o desenvolvimento do hidrogênio renovável

Parque tecnológico situado em Foz do Iguaçu possui mais de 12 anos de experiência em pesquisas na área.

Localizado em Foz do Iguaçu, o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI – BR) foi um dos atores centrais do 1.º Fórum de Hidrogênio Renovável do Paraná, promovido pelo Governo do Estado, nesta semana, em Curitiba. Participaram do evento representantes do setor público, indústria, academia, especialistas e interessados na temática.

Leia também:
Ciudad del Este apresenta frota de ônibus elétricos do transporte coletivo

A iniciativa teve como objetivo discutir e elaborar estratégias para o desenvolvimento da produção, armazenamento e aplicação do hidrogênio renovável no Paraná. O PTI – BR desenvolve pesquisas na área há mais de 12 anos, sendo um dos pioneiros no estudo da referida fonte de energia em território paranaense.

“Participamos do fórum com o propósito de apresentar as possibilidades de tecnologias que temos e para falar da importância de se pensar no uso do hidrogênio, de um arranjo econômico-financeiro e de uma modelagem de negócio que envolve também o consumo”, explicou o diretor-superintendente do PTI – BR, Irineu Colombo, citado pela assessoria.

“Essas três etapas o Parque Tecnológico tem condições de fornecer, além de recursos humanos e capacitação profissional, contribuindo com o estímulo a inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico sustentável”, complementou.

O PTI – BR participou de dois painéis no evento: “Estratégias para produção de hidrogênio renovável e de baixo carbono no Paraná”, com o diretor de Negócios e Inovação, Eduardo de Miranda; e “Inovação e pesquisa para o uso do hidrogênio renovável no Paraná”, com o pesquisador Daniel Cantane, do Centro de Gestão Energética.

Idealizadora do parque, Itaipu Binacional também esteve presente no fórum, com o superintendente de Energias Renováveis, Guilherme Amintas, integrando o painel “Demanda de longo prazo para o hidrogênio renovável no Paraná”, que abordou temas como políticas públicas, incentivos fiscais e estratégias para diversificação.

Entre as ações anunciadas pelo Governo do Estado durante a programação do evento, destaque para a abertura de linhas de crédito de até R$ 500 milhões para fomentar investimentos na área de energia verde e para a sanção do projeto de lei que cria a Política Estadual do Hidrogênio Renovável.

“Somos líderes na produção de energia renovável no país e agora queremos sair na frente na discussão sobre hidrogênio verde, criando um ambiente favorável para atrair investimentos dessa cadeia para o estado”, afirmou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, citado pela assessoria do PTI – BR.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.