Por meio de uma parceria entre a companhia aérea LATAM e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), dois mutuns-de-alagoas (Pauxi mitu) foram transportados de Foz do Iguaçu, onde viviam no Parque das Aves, para Recife (PE), com destino final no Parque Estadual de Dois Irmãos.
A espécie está classificada como extinta na natureza (EW) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e o transporte foi realizado conforme as recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cemave/ICMBio) e da AZAB.
Com o transporte aéreo, que teve escala em São Paulo, evitou-se o deslocamento terrestre de quase quatro mil quilômetros entre as instituições, reduzindo para sete horas um percurso que levaria cerca de 50 horas se realizado exclusivamente por terra. Os indivíduos chegaram bem e estão em quarentena.
A ação faz parte do programa Avião Solidário da LATAM, que, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa atingiu a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente durante a recente crise no Rio Grande do Sul.
Comentários estão fechados.